Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Jardim vertical com garrafas PET

Olá pessoas queridas! Tô sumidinha porque estamos dando um último gás lá na reforma da casa. Ontem, esfreguei todos azulejos da cozinha pra tirar resquícios de rejunte, pó e sujidades em geral... imagine as dores, hehehe. Quando marido tem tempo, fazemos o trabalho que precisa de quatro mãos - como a colocação do forro. O quarto da caçulinha só precisa receber o laminado e os vidros na janela. O resto já está pronto. O banheiro está pronto. Estamos terminando forro na cozinha agora, depois virá a sala e então nosso quarto. E aí, acabou, podemos mudar. Hoje o vidraceiro vem colocar os vidros nas portas e janelas. Farei retoques na pintura - esbarrão aqui e acolá que sujaram paredes e a esponja não limpou, receberão mais uma pinceladinha... o restante do trabalho externo (como pintura, piso do pátio, jardins) serão executados quando estivermos morando lá. 

E falando em jardim, olha só que ideia bacana pra aproveitar uma grade e garrafas PET...


Lindo né? Tudo bem, a grade também é linda e dá um charme extra. Caso você não tenha uma grade tão bonita assim, fique de olho no que você vê por aí na rua, às vezes jogado fora naquelas caçambas de entulho! E não tenha vergonha. Recolha, leve pra casa e use. Lá na reforma da nossa casa sobraram duas grades de aço quadriculadas que são usadas em lages pré moldadas - a vantagem da grade de metal está na durabilidade, contudo, uma de bambu, que você pode encontrar em lojas de bricolagem, é igualmente bacana.Também sobrou outra grade que foi removida de uma porta com cupins. Usarei todas com ideias semelhantes a esta.  No exemplo das imagens, a planta usada foi a petúnia. Já tive petúnias e elas florescem muuuito bem nesta época, valem o investimento e atraem beija-flores.


Vamos lá! Do que você vai precisar: 
  • uma grade, 
  • ganchos ou suportes, 
  • tesoura, 
  • manta de bidim, 
  • terra pra completar no vaso, 
  • mudas, 
  • arame...



A garrafa PET tem que ter tampa. Recorte a parte de cima na medida que você quer usar e faça um furo na tampa. É por onde irá escoar o excesso de água.



Recorte um pequeno pedaço de manta de bidim (ou manta de drenagem) e coloque na parte que será o fundo do vasinho. Assim, quando o excesso de água escoar, não leva consigo a terra.



Trabalhe no torrão da muda, separando com cuidado e tirando o excesso de terra, deixando numa forma cônica que irá encaixar no vasinho de PET. Complete o vasinho com terra preta e pendure na sua grade. No exemplo foram usados suportes de metal. Mas você pode fazer um suporte de arame (amarrando no vaso e prendendo na grade) ou então, furar a parte de trás do vasinho e fazer um gancho em forma de "S" com arame galvanizado encaixando no vaso e fixando na grade - o gancho é mais prático pra hora de renovar a muda, acrescentar terra.



A petúnia pede bastante luz e sol. Lembre-se de como é o local onde você fixará a plantinha para escolher a que mais se adaptará às suas necessidades. No meu caso, todos os locais onde pretendo criar os jardins verticais recebem muita luz e sol. A mesma ideia pode ser usada para uma horta vertical.


E sobrou a parte inferior da garrafa PET... o que fazer? Vasinhos para suculentas.



Recorte na medida que precisar e fure o fundo. Use a manta de drenagem e depois acomode a muda.



Enfeite com pedriscos e tcharan (como diz a Carmen Martins do Achados de Decoração)... 


... lindos vasinhos de suculentas pra você enfeitar sua casa...


Essas ideias encontrei no site UOL Mulher Casa e Decoração. Tem muitos tutoriais lá de decoração, jardinagem, controle de pragas domésticas, compostagem... espia lá!

E minha "flor de maio" floresceu em novembro... a natureza é surpreendente né?






Um alimentador para pássaros que pendurei na pitangueira (acabaram as pitangas, ficam as sementinhas...).


E água com mel (troquei por glucose de milho porque a Mariza, aqui nos comentários, disse que mel pode matar o beija-flor - acreditem, estou sem açúcar em casa - será que pode açúcar mascavo?) para os beija-flores. 


Lindo dia pra você e muita inspiração! Beijos...

43 comentários:

  1. Já tava com saudade! Adorei a pet de ponta cabeça...e suculentas são uma maravilha. E como se multiplicam né? Sua flor de maio/novembro é linda demais. Vou fazer um comedouro desses pra mim!!! Que bom que seu cantinho novo já está quase pronto, agora é reta final...Deus abençoe vcs! beijocas
    Cantinho da Galega

    ResponderExcluir
  2. Oi Luiza. Post cheio de novidades e ideias legais. Fico feliz com as notícias sobre a casinha... Estou ansiosa para começar a ver a parte "Decorar sutentável" que tenho certeza vai nos surpreender e nos encher de inspirações. Um beijo e tenha uma semana iluminada e cheias e realizações.

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu, quanto tempo!!! Estou um pouco sumida tb, muita correria!!
    Adoro estas idéias de utilizar as garrafas pet como vaso!
    Vou arquivar!

    bjos

    ResponderExcluir
  4. Luiza, que ideia bacana esta. Estou há tempos de olho em uma grade grande, mas para por na cabeceira de minha cama, até já escolhi a grade, está em uma casa próximo da minha, o duro será convencer o dono a arrancá-la. rsrsss... Mas fazer um jardim vertical também é ótimo, a gente reaproveita qualquer tamanho de grade. Espero para ver a sua.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. OI LÚ, GOSTEI DA IDEIA, MEU MURO IA FICAR MUITO MAIS BONITO, IMAGINA ELE VERMELHO!!!
    MINHA FLOR DE MAIO TAMBÉM PERDEU A NOÇÃO DO TEMPO E FLORESCE EM OUTROS MESES.
    BOA TARDE AMIGA.
    BJOS...

    ResponderExcluir
  6. Olá Lú!!!
    Simplesmente sensacional...você é "mágica" Amei...babei!!
    Parabéns!! Seu blog é uma delícia!!
    Beijos da Coruja!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Lukita linda.
    Você me deu uma grande idéia. Eu tenho uma grade em casa..fofa também...e os vasinhos quebraram com uma ventania.Então a gradinha está tristonha sozinha.
    Agora já sei o que fazer.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  8. Que ideia ótima Luiza, sábado lembrei-me muito de vc, fui a uma feira de sustentabilidade na escola dos filhos e tinham muitas ideias legais. Acho que vou fazer um post, algumas já conhecidas e outras novas.

    Bjos

    Gláucia

    ResponderExcluir
  9. Que ideias lindas! Amei o primeiro!

    beijo
    www.misssainha.com

    ResponderExcluir
  10. oi Luiza, que delícia esta reta final hein, muito trabalho, mas tá acabando!
    Adoro uma plantinha, ótimas dicas, que os passarinhos visitem muito tua casa, ela vai ficar mais gostosa ainda!

    bjuuuu

    ResponderExcluir
  11. Oi Lu, tbm ando sumida, mas os rabalhs não param de chegar por aqui...Achei uma graça esse reaproveitamento. Bj

    ResponderExcluir
  12. OI Lu, só não reaproveita e enfeita quem não quer, não é mesmo? O pap foi muito claro! Bom fim de tarde para você. bjs

    ResponderExcluir
  13. Já estava sentido sua falta menina, mas imaginei que o trabalho deve estar sendo árduo por aí...rsrs
    Coisa boa, logo, logo estará só aproveitando a casinha!
    Amei a ideia Luiza, com a petúnia ficou mais linda ainda!
    Vou levando a ideia, garrafa pet tem aos montes por aqui.
    Beijo grande e lindo finalzinho de dia!

    ResponderExcluir
  14. Adorei a grade, principalmente com aquela cor de fundo! Que encanto sua planta, elas sempre nos surpreendem. É o carinho, né? Beijos

    ResponderExcluir
  15. Eu amei demais teu post, vizinha querida, estava com saudades de ti, friozinho bom que esta fazendo né, adoooro. Super inspirador, obrigada por compartilhar a idéia, fantástica e lisda. bjinhos

    ResponderExcluir
  16. Fico imaginando os detalhes, tudo tão pensado e suado, valendo a pena cada dia de trabalho...Essa casa não terá só o jeito de vcs, terá uma história em cada cantinho...Uma graça a idéia das grades, amei!
    Bjnhos,Ana

    ResponderExcluir
  17. Olá gosteei muito do seu blog, principalmente dessa dica do jardim vertical :D

    Se puder, dá uma passadinha la no meu blog (:
    http://coisasdaolly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá!!
    Vim agradecer a sua visitinha em meu blog e desejar um excelente feriado!

    Bjos!!

    ResponderExcluir
  19. Menina se vc me conhecer melhor vai saber eu amo reciclagem.
    Adorei este jardim vertical, ja tinha visto de outras maneiras, este é a primeira vez, adorei!!

    Ta rolando um sorteio la no blog querida depois passa-la.

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  20. Seu jardim ficou lindo amiga, eu estou precisando fazer um jardim assim na minha sacada. Eu adoro suculentas e as suas ficaram lindas ai na pet.

    bjs

    ResponderExcluir
  21. OI Luiza,
    Adorei o reaproveitamento! Vou começar a guardar as garrafas aqui de casa.
    Beijo imenso!

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  22. Olá, ficou um charme!!!
    Temos sorteio lá no blog de uma imagem customizada por mim , ficarei feliz com a sua participação!!!!
    bjs
    Cimara

    ResponderExcluir
  23. Yo tengo deseos de hacerme un jardín vertical. que beba su idea con simples botellas plásticas. que buena idea

    ResponderExcluir
  24. OLá
    Que bela idéia, o jardim ficou lindo e gracioso. Amei as suculentas tbm.

    bjs e ótimo feriado

    Paty

    ResponderExcluir
  25. Excelente post! Parabéns pelo artigo :)

    Obrigado pelas dicas

    ResponderExcluir
  26. Nossa muita inspiração mesmo, adorei tudo...ótimas as dicas!!!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
  27. Luiza, gostaria de pedir-te que não uses mel na ãgua dos beija-flores, porque podes matá-los. Use apenas água e açucar. O mel possui um antibiotico que faz mal aos brija-flores.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  28. E ficou um shwou essa criatividade
    é muito bom aproveitar tudo nessa
    reciclagem eu adorei, o jardim fica
    mais bonito parabéns
    Abraços de bom feriado
    Bjuss
    Rita!!!!

    ResponderExcluir
  29. Luiza, amei seu blog. Inspirações a mil. Já virei seguidora.
    Abraço
    Nathi

    ResponderExcluir
  30. MUY BUENAS IDEAS.
    QUE ALEGRIA PARA LOS PAJARITOS ENCONTRARSE ESTA PRECIOSIDAD.
    SALUDITOS

    ResponderExcluir
  31. Que tudo essa idéia Lu !!

    Eu pensei em fazer para meus temperinhos, mas será que não tem perigo ??
    Afinal vai pegar sol... fiquei com isso na cabeça... o que vc acha ??

    Bjus 1000 querida e um lindo finde !!

    ResponderExcluir
  32. Muito lindo, adorei. Você SEMPRE dá ótimas ideias e sempre ficam lindas, com coisas tão simples, fáceis e baratas. Amei.
    Quando der tá uma passadinha no meu blog, tem passo a passo de natal. BJOS

    ResponderExcluir
  33. Oi Luiza!

    To p montar uma horta vertical com aquaponia. Meu marido quer por calha, mas a ideia da pet nao me sai da cabeça! bjos!

    ResponderExcluir
  34. Oi Luiza, vim retribuir a visitinha e fiquei horas, rsrs...Quanta coisa bacana!Amei os vasinhos de garrafa pet, dá pra aproveitar a parte de cima, o fundo e ainda sobra a parte do meio da garrafa pra uma outra arteirice.
    Bjussss...

    ResponderExcluir
  35. Post muit bacana! No detalhe mesmo! Você está sempre me apoiando na Facebook e só hoje percebi que teu link não estava na lista do ArteAmiga. E eu podia jurar que estava... Corrigido.
    Boa semana,
    BJô

    ResponderExcluir
  36. Coisa boa né Luiza saber que está na reta final e logo poderá mudar??? Imagino sim as dores, mas também o prazer de ver tudo ficando arrumadinho. Essa ideía feita com as garrafas PET é mesmo muito legal, bjs.

    ResponderExcluir
  37. Adorei, vou fazer um!!!! show de bola seu blog

    ResponderExcluir
  38. adorei o blog parabens, vou fazer um vazinho desses!!

    ResponderExcluir
  39. olá, vi que vc foi sorteada no blog Arquitrecos e vim aqui te conhecer! Amei todas as suas ideias, mas ainda tenho muito coisa pra ver por aqui, por isso já estou seguindo vc! Quando puder passa lá no meu blog, tá rolando um sorteio descomplicado e vc está convidadíssima, vai que está numa onda de sorte e ganhando todas né? kkkk
    beijos

    ResponderExcluir
  40. Great idea and it is very important that is zero waste. Bravo, bravo!

    ResponderExcluir

Quero muito saber sua opinião... compartilhe comigo!