Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Meu jardinzinho vertical de petúnias

Oi pessoas queridas! Ontem deu tempo e fizemos meu jardim vertical. Faltam detalhes um pouco trabalhosos agora, que serão protelados até terminarmos a parte interna, que é a prioridade do momento! E aqui vai mais uma dica pra vocês: quem não tem manta de drenagem (bidim) e tem uma meia velha de naylon (meia fina, daquelas que as mulheres usam - eu só uso no inverno e olha lá - pra ficar com as pernocas mais uniformes) pode usá-la no fundo do vasinho. O resultado é o mesmo e a meia não se deteriora - pelo menos não antes de você precisar trocar a mudinha, mudar a terra, enfim, dura muito!

Esse pedaço de grade que usamos é sobra de uma grade de aço para laje pré moldada. Marido prendeu no muro (que falta caiar) e penduramos os vasinho de garrafa PET nela. Nas imagens, o material usado.


Mudas de petúnia.


Garrafas PET já recortadas. Foram feitos ganchinhos de fios de cobre antigos retirados da casa, que por sua vez foram presos às garrafas por um orifício feito na parte que ficará contra a grade.


Terra preta.


Uma pazinha de jardinagem para auxiliar na colocação de terra nos vasinhos.


A grade...


Ficou assim...


No detalhe: deixamos os vasinhos com mais profundidade, para dar mais terra às mudinhas. Garanto, elas retribuem com muitas flores. Voltarei aqui para mostrar.



Aqui um saleiro que marido encontrou nas "escavações" do quintal e que recebeu duas mudas de petúnia. Aquela mais altinha era uma que crescia no quintal junto com o matinho. Salvamos um galho e plantamos ali. Demos companhia pra ela com mais mudinha de petúnia ao seu lado. Será que ela vai se intimidar? hehehe


E aqui, uma tomada geral. A hera no vasinho suspenso será usada para cobrir o muro, posteriormente. Faremos mudinhas e plantaremos diretamente na terra. No mesmo cantinho também estão as orquídeas. Apesar da árvore, é uma área bem iluminada, levemente sombreada e quente, como as orquídeas gostam!

Espero ter inspirado você! Beijos e muita inspiração...

17 comentários:

  1. Que lindo seu cantinho florido! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ficou muito bom!!! E ótima esta dica da meia-calça...eu sempre paraliso meus projetos de jardinagem (modestos) por conta desta tal manta bidim... Obrigada! Adoro o blog. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Luiza, meus parabéns, arrasou, vizinha e adivinhou os meus anseios. Ontem mesmo estava pensando em formar um jardim vertical, uma forma de eu ter minhas flores, longe das garras dos meus cachorrinhos, eheh, saio super inspirada daqui, obrigada mesmo, bjos, um dia bem legal porque bonito já está.Ah! Obrigada pelo chimas que vc me ofereceu esses dias.

    ResponderExcluir
  4. Ahh Lu que amor!!!!! Adorei!!! Vou procurar plantinhas de calor que eu possa fazer/imitar rsrs aqui em casa. Adorei o saleiro das escavações!!! Beijcas e uma doce semana pra vc
    Cantinho da Galega

    ResponderExcluir
  5. Luiza querida, saudades...
    Como sempre fico encantada com suas ideias e informações, adorei as informações sobre o isopor, acho até que vou por em execução.
    Amei seu jardim vertical...admiro muito a garra de vocês "do faça você mesmo" lembro até da época em que eu e o marido éramos jovens...já vai tempo...kkkk
    Sucesso pra vocês...bjs

    ResponderExcluir
  6. amei a idéia!!obrigada por compartilhar!!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Amei Luiza!
    Saio daqui cheia de ideias, como sempre...rsrs
    Essa casa está ficando um arraso!
    Beijocas minha amiga!

    ResponderExcluir
  8. oi Luh, tudo bem amada?!

    vim matar a saudades e visitar seu cantinho que esta muito lindo e cheio de charme com essas Petunias , ficou muito charmoso e cheio de vida...ai que saudades da minha casinha olhando esse pedacinho de seu quintal, nao vejo a hora de um dia poder voltar morar numa casa rs

    um bju minha querida.

    ResponderExcluir
  9. oi Luiza
    que delicia de ver - tudo reaproveitamento e estas lindas flores para alegrar
    e teve até escavação
    adorei este saleiro - qual sera a historia dele
    bjs
    lu

    ResponderExcluir
  10. Luiza querida. Petúnias são minhas flores queridinhas... Acho que são verdadeiramente generosas em suas florações e graciosas em sua variedade de cores. O Jardim está fofo, com reciclagem e tudo mais... Ah, o tudo mais ficou por conta desse saleiro. Estava lendo o post e bati os olhos nele e já fixei... Depois que cheguei na parte em que conta ter sido ele descoberto nas escavações do quintal, aí então eu apaixonei... Fiquei imaginando histórias e um tanto de coisas em torno desse saleiro... Na verdade pensei também que agora ele abriga "O sal da terra" .... Um abraço, querida.

    ResponderExcluir
  11. Nossa ficou show amiga parabéns
    Bjs da Ro.

    ResponderExcluir
  12. Ficou muito lindo sem contar a criatividade em usar garrafas pet...com certeza na próxima primavera as mudinhas estão bem grande e floridas.

    Esse cantinho é bom para relaxar.

    bjs

    ResponderExcluir
  13. Boa noite Luiza
    Pensamento lindo para vc...

    "Nunca existiu uma pessoa como você antes, não existe ninguém
    neste mundo como você agora e nem nunca existirá.
    Veja só o respeito que a vida tem por você.
    Você é uma obra de arte — impossível de repetir,
    incomparável, absolutamente única."

    Osho

    fique com Deus
    Bjinhoxx ✿◠‿◠)✿
    /(.”)__☆
    /||\
    _||_
    www.coisasdeladdy.com

    ResponderExcluir
  14. Olá Luiza, tudo bem com você?

    Que cantinho + aconchegante q você e seu marido fizeram. Já pensei em fazer algo assim, mas eu não tenho parede no quintal.
    Qdo a hera cobrir todo o mundo vai ficar mais lindo ainda.

    ResponderExcluir
  15. Uma graça seu jardim. Logo,logo elas estarão maiores e ficará ainda mais lindo.
    Bjocas da Lú Melo

    ResponderExcluir
  16. Que lindo!!! Ah, esse canto ficou um charme com o colorido das petúnias!
    Beijos

    ResponderExcluir

Quero muito saber sua opinião... compartilhe comigo!