Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Arte no feriado - banqueta de polipropileno customizada

Oi pessoas! Faz um tempão vi uma mesa de polipropileno customizada com chitão e gostei. Na época não salvei nem a imagem e nem o blog/site onde vi. Entretanto, a ideia ficou numa gavetinha, guardadinha, aqui na minha cabeça. Temos uma mesa igual a que me inspirou, mas quem precisava de atenção, neste momento, era uma banqueta. Resgatei a ideia e, ontem e hoje foquei nela. A nossa banquetinha estava bem judiada, ficou na chuva e no sol, ajudou na reforma da casa, resumindo: estava feia! 

A peça que me inspirou foi feita de forma um pouco diferente. Para pintar, usaram tinta spray para plástico e PVC. Eu usei tinta esmalte base d'água. Primeiro preparei a peça usando uma lixa média, limpando bem após. A ideia é que o objeto um pouco áspero consiga reter melhor a tinta. O esmalte base d'água tem uma peculiaridade que, embora seque ao toque em 30 minutos, aproximadamente, o seu processo de secagem não estará completo antes de 6 horas. Percebi que se não esperar o tempo da secagem completa pra manusear a peça, a fina película emborrachada formada com a pintura pode machucar com facilidade, necessitando retoques. Entre demãos é importante aguardar 2 horas, no mínimo.

Depois de lixar e limpar, pintei a parte interna dela na cor "laranja strelitzia", com esmalte sintético base d'água. Escolhi o chitão com fundo laranja entre os tantos retalhos de tecido que tenho para encapá-la. Vamos às imagens?


Lixei e limpei o lado externo e colei o chitão. Os recortes das beiradas foram feitos com lixa e estilete (depois de a cola estar seca). Foi preciso dar mais uns retoques de tinta depois de ecncerrada a colagem do tecido.

E, como acabamento, usei uma renda de algodão - pra disfarçar a emenda de tecidos. A finalização foi efetuada usando verniz spray - que manterá o tecido impermeabilizado. E, eis a mocinha: minha banqueta "boho chic Brasil" (acabei de inventar - como seu eu pudesse), hehehe...




A caçula espiou o que eu fazia e disse: nooossa, isso dá muito trabalho!! Será?! Foram dois dias em que fiz todo o resto, inclusive trabalhei na banqueta, ainda preparei este post, a fanpage (aliás, tá ali na lateral do blog, caso queira curtir e acompanhar também pelo facebook), fui pra rua... não é tanto trabalho assim, vai?! E é gostoso ter uma peça customizada pelas nossas mãos, única. Eu penso assim, e você?

Material utilizado:
  • cola branca;
  • tecido (chitão);
  • renda de algodão (para acabamento);
  • tinta esmalte base d'água;
  • lixa média para madeira;
  • pincel;
  • paninho para limpeza.
Gostou? Um beijo! Espero ter lhe inspirado também!!


12 comentários:

  1. Adorei, ficou muito linda!

    Bom final de semana

    ResponderExcluir
  2. Olá, linda dica, amei e vou fazer numa mesinha de minha filha.
    Bjos tenha uma ótima sexta.

    ResponderExcluir
  3. Que linda Amiga.
    Adorei a transformação, ficou fofa.
    Beijoss
    http://tesourapapeleoutrosamores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Genial, deu vida à banqueta, parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Sua banqueta ficou linda, Luiza .Parabéns pelo excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  6. Olá Luiza td bem com vc?
    Faz tempo que vc não aparece no meu Cantinho
    lembro sempre de vc quando vejo meus quadrinhos tão fofos
    e o banquinho ficou mesmo um arraso, vc com suas mãos de
    fada como sempre..


    Um bom final de semana
    Bjusss
    ** Rita **

    ResponderExcluir
  7. Que tremenda diferença, gostei! Excelente ideia para dois banquinhos de plástico que tenho por aqui....Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Olá Luiza!
    Era isso mesmo que eu estava procurando, gosto de fazer umas artezinhas de vez em quando. Gostei, deu uma cara nova para uma velha banquetinha, igual a que tenho aqui em casa. Parabéns pelo blog e obrigada pelas boas idéias. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Ficou maravilhosa Luiza. A tinta por dentro deu um super acabamento. Amo estampa de chita!!!

    bju amiga

    ResponderExcluir
  10. Menina!
    Tua banqueta ficou lindinha demaisssssssssss...
    Amei kkkk
    Que talento heim? Parabéns!
    Bjssssss amiga e uma semana muito especial e abençoada p/vcs

    ResponderExcluir
  11. Ficou muito fofa, parabéns! Amei o tecido com fundo laranja, alegre!Bjos, amiga.
    Sílvia

    ResponderExcluir

Quero muito saber sua opinião... compartilhe comigo!