Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

terça-feira, 21 de maio de 2013

Buscando inspiração...

Oi pessoas! Uma trégua nas nossas artes pra mostrar um pouco do que me/nos inspira. O lugar é recorrente, a maioria de vocês aí já conhece - e quem nunca ouviu falar, visite que vale a pena - é o blog 79ideas. Gosto muito da forma despojada e simples de alguns ambientes mostrados no blog... os escandinavos (em especial pelo que vejo nos blogs) tem uma curtição por peças de design misturas com peças antiguinhas (inclusive mostrando toda sua idade e os "estragos" que ela acarretou) , e peças modernas. Mas você pode pensar: isso não fica muito carnavalesco, enjoativo? Depende... você pode escolher apenas uma cor (ou ton sur ton) como tema e brincar com os objetos, ou escolher objetos coloridos em base neutra, ou pode contrastar de forma chocante, ou pode pode colorir à vontade! O importante é você olhar e sentir que ali tem você, ali é sua casa! Nesta mesma linha de pensamento, reformar móveis fortes (ou parrudos, né Sandra Guadanin?) de família (ou não) ajudam a customizar seu ninho e ainda lhe dar conforto com pouco custo.  E quando o custo é mais baixo, se enjoar, troca o pano, troca a cor, troca de lugar, troca de função...

Venham comigo por uma viagem deliciosa através das cores (aliás, a dona do blog 79ideas fotografa MUITO bem)...


Nascida Búlgara, da cidade de Varna, Radostina Boseva escolheu Praga - capital da República Checa - para ser seu lar. Criou o blog pra mostrar um pouco do tudo que gosta. Então você verá muitas menções à sua cidade atual, contudo com texto escrito em sua língua natal. Radostina é formada em História, mas atua como designer gráfica e ama fotografia. Por isso, todas as imagens por ela fotografadas, tem uma assinatura própria, uma forma especial de registrar luz, cores, sombras... mas continuemos...

Aqui não são mais fotografias dela, mas imagens que a inspiram, assim como inspiram a mim e tantos outros leitores! A cor azul é minha preferida e assim, na base branca, funcionou super bem. Este tom - não saberia ao certo em dizer se é turquesa - refresca e alegra o ambiente, ao contrário de outros tons de azul que "esfriam" conferindo sobriedade. A textura da madeira, o colorido da cortininha e do tapete quebram o que poderia ser monótono se permanecesse numa cor só!




Simplicidade e beleza no branco...


Quem disse que é necessário um lustre magnífico pra deixar suas cozinhas mais lindas? Luminárias simples que vocês mesmos podem fazer conferem muito mais personalidade, são mais baratas e super originais!


Armários brancos, um belíssimo piso de ladrilhos hidráulicos (ou no padrão de), cadeiras azuis (desgastaaaadas pelo tempo), uma mesinha maravilhosa... pra mim não precisa mais! Estimulante...


A ideia da mesa abaixo é uma "mesa posta para o verão". Você olha (e se gosta, claro) pensa: "parece que tudo foi juntado ao acaso e ainda assim está tão bacana! Como pode?" Pois é, acho que amor e capricho respondem bem esta pergunta. Quando a gente faz com prazer, alegria, com amor e naturalidade, tudo fica bacaninha! Não são necessários itens glamourosos ou específicos para determinados fins. É só exercer a criatividade, "pensar fora da caixinha", sair do óbvio - as ideias vem. 


Em lugares que o frio predomina, ambientes envidraçados e coloridos como esta estufa/jardim de inverno/varanda de estar (definam como quiserem) trazem aconchego e alegria! São perfeitos para curtir um dia ensolarado (mas ainda frio) sem perder a vista do lado de fora. 




Mas se você só tem um pequeno espaço sem tanta vista, aproveite-o dispondo assentos confortáveis e algum verde. Aquele lugar absolutamente sem graça, fica um cantinho pra relaxamento, pra receber amigos, pra ler um bom livro, pra brincar com seu pet. Acho que no espaço abaixo eu colocaria um pouquinho de cor!


Quem me acompanha pelo blog sabe da fissura que tenho por estas paredes de tijolinhos aparentes... os dutos elétricos aparentes, no estilo industrial, também é outra coisa que amo. Consegui colocar os dois aqui na casa... :D 


Olha a proposta da mesa "tampo + cavaletes"...


... e de novo!


Acho lindo mostrar objetos de família, antigos, assim, num quadrinho... olha esse aparador (que pode ter sido cômoda algum dia)! Apaixonei nessa luminária!


Um banheiro todo branquinho, com bancada em madeira, azulejos imitando a forma de tijolos deitados (parecem de tijolos pintados - aliás, assim que enjoar dos tijolos aparentes no nosso banheiro, tinta branquinha neles) e piso de ladrilho hidráulico (ou no padrão de). Os lustres e a arandela são charmosos também...


Estar com base branca e mobiliário de vários tipos, coloridos... a poltrona com a almofada azul é um modelo antiguinho e o baú foi servir de mesa de centro. Se não me engano, é a casa de uma fotógrafa! A estante na parede do fundo está repleta de objetos coloridos e, certamente, cheios de significados para a dona deste lar...


E pra finalizar, Lírios do Vale (ou do campo?)!


Um arranjo fofo que vocês podem fazer nas suas casas, com flores simples, folhagem e um vasinho reaproveitando um pote de vidro de conservas. Gostaram?

Beijos...  aproveitem as dicas pra inspirarem suas criações e invenções também!

26 comentários:

  1. E quanta inspiração heim.
    Todas as fotos são ótimas. Dá vontade de ter todos esses cenários em casa.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  2. Esse blog já me trouxe e ainda traz muita inspiração!
    Uma forma simples e bonita de ser feliz!
    Obrigada por compartilhar Luiza!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Olá! O blog que vc citou é ótimo mesmo, adoro! E as fotos que vc escolheu são lindas de grande inspiração...dá vontade de fazer tudo! Adorei!
    Beijos e uma ótima quarta-feira!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  4. Lindas imagens Luiza! O branco é bonito de se ver, mas sou como você, apaixonada por parede rústica de tijolo aparente, mais aconchegante, não é?!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mila...

      eu amo a parede mais rústica. Foi uma briga enooooorme conseguir que, pelo menos no banheiro, ficasse mais rústico. Mas a oposição é forte e ativa. Veja o dilema..rs!

      Beijos,

      Luiza Mallmann

      Excluir
  5. Luiza, concordo contigo, criatividade transforma e confere personalidade a qualquer casa...para mim, casa bonita e aconchegante se consegue com disposição e muitos projetos deliciosos que ao longo do tempo vão se concretizando...durante minha vida profissional tenho projetado muitas casas, algumas delas ganharam vida com a intervenção de seus moradores, outras ao contrário não passam de cenários impessoais...tão triste não ter nada que conte nossa história, nossos momentos, não?
    Bjos.
    Sílvia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Sílvia...

      decorar uma casa e deixá-la com a nossa cara leva tempo. Há tanta história pra contar e tantos espaço pra preencher q é impossível fazê-lo tão depressa! E cada espaço inicia uma nova história, portanto, lá vai mais tempo. Eu não curto muito as decorações estilo show room. Mas pode-se partir delas e customizar, adequar, enfim, dar o nosso toque. Eu absolutamente não curto aquelas casas que não tem uma pequena baguncinha, pq parece q não são habitadas! :D

      Beijos,

      Luiza Mallmann

      Excluir
  6. Oi Luiza!

    Também gosto muito do tijolo aparente, pedras, paredes descasadas antigas compondo ambientes, acho o máximo!
    Quantas imagens e ambientes encantadores! Não conhecia esse blog...

    Tenha uma noite tranquila!

    Bjoooo

    ResponderExcluir
  7. O 79ideas é ótimo mesmo. Falas na decoração escandinava - é demais, mesmo. Tive a oportunidade de ir para a Finlândia no ano passado e é fantástico. Casas só vi de passar na frente e ver pelas janelas - mas em todos os ambientes o estilo aparece - nos hoteis, lojas, restaurantes, universidades....é tudo de bom! E essa tua seleção está ótima!!! Abs.

    ResponderExcluir
  8. Adoro a mistura de peças antiguinhas e modernas. Aqui sempre procuro fazer isso, mas nada como nos inspirarmos em quem já é mestre nisso!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Ameeiii suas inspirações!!
    Não conhecia o 79ideias, estou apaixonada!!! hihihih

    ;*

    Semana das Noivas la no blog da tarde!! Vem deixar seu recadinho ;) a gente adora!!
    beijinhos!!

    ResponderExcluir
  10. Sou suspeita em dizer, Luiza, pois gosto demais desse viver junto misturado. Testo muitas possibilidades aqui em casa, mesclo cores, estilos e nem sempre dá certo, mas outras vezes me surpreendo com o resultado. É um exercício que adoro fazer e acho que vale muito a pena, afinal sempre temos como resultado composições originais, com a nossa pegada. E essa questão de tempo é fundamental, a gente precisa descobrir cada cantinho e a melhor maneira de usá-lo. Adorei seu post! Beijo

    ResponderExcluir
  11. Obrigada Lu, pelas lindas palavras !
    Realmente, a fé nos move, independente de crença ou religião!!
    Amei seu comentário!!
    E olha quanta coisa bonita tem aqui. Adorei aquele cozinha azul, me lembrou a cor daquelas cozinhas antigas da Todeschini lembra?
    Linda!!!
    Bjsssssssssss

    ResponderExcluir
  12. Oi Luiza!

    Sou fanzoca do 79ideas, curto face, tumblr, tudo que encontro dele, adoro a boa qualidade das fotos, a mistura do novo com o velho, a amplitude dos ambientes, tudo lindo e bem ao meu gosto
    :)
    Obrigada por suas visitas e comentários querida, gosto muito ♥
    Beijinhos e um lindo dia!

    ResponderExcluir
  13. Oi Luiza,
    Quantas idéias lindas!
    Eu também gosto das paredes descascadas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Luiza,
    Estou por aqui após longa ausência, tentando retomar as artes e as visitas.
    Como sempre...muitas inspirações por aqui, tudo maravilhoso, vou aproveitar algumas coisas.
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi Luiz Não conhecia o blog.
    Lindas fotos e gostei tbm. da luminária. Aliás guardar objetos de família acho um charme. O quadrinho ficou perfeito com os talheres.

    bjs
    Paty

    ResponderExcluir
  16. Oi Luiza! que coisa mais linda a casinha do jardim (gazebo). Eles utilizam muito lá, transformam em pequena estufa quase...adorei e vou espiar o blog...beijos e boa noite!

    ResponderExcluir
  17. Oi Luiza, tudo bem?
    Me apaixonei pelo blog. Não o conhecia.
    Obrigada por compartilhar essa maravilha.
    Bjo grande
    http://tesourapapeleoutrosamores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. oi Luiza
    e que inspirações
    estou num surto tb de inspirações
    estou fazendo apstas , colocando na minha pagina - para minha nova casa
    estou quase tendo um treco , de tanta vontade de estar lá e começar a colocar em pratica tudo
    o que tu vai aprontar no teu cantinho?
    bjs
    lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lúcia, o negócio é assim... eu fico fuçando por aí, olhando coisas, imaginando possibilidades. Quando encontro algo que pode ficar legal aqui e que gosto, começo a orquestrar a mudança... rs. Adapto, converto, deixo do meu jeito, faço releitura e tento. Daqui uns dias mostro...

      Bj,

      Luiza

      Excluir
  19. OLà Luiza
    também gosto muito deste blog, tem muita coisa linda por là,
    e tudo ideias praticas, que qualquer um pode fazer.
    bom fim de semana

    baci

    ResponderExcluir
  20. oi Luiza

    Eu acho o blog dela maravilhoso também!
    menina se eu entro naquela estufa ninguém me tira mais dali, ahaha

    bjo grande, adorei este passeio ;)

    ResponderExcluir
  21. Lindas ideias, Luiza! Gostei especialmente do banheiro com tijolinhos brancos.. e da cozinha branca e azul! Que alegre! Ando desejosa de mudar minha cozinha!.. Quem sabe depois que a filha se formar? rs.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  22. hello dear Luiza. I don't understand Portuguese, but I translated it with Google and I wanted to thank you for all kind words about my blog. :)
    thank you. ♥♥♥♥♥
    hugs from prague,
    radostina

    ResponderExcluir
  23. Menina, este post é inspirador, adorei o jeito que vc escreve e amei tudo em seu blog. Queria muito morar em casa para ter uns jardins pra cultivar. Tenho aqui em casa uma hortinha de vasos na minha cozinha, é tudo que da pra fazer. kkkk

    Abraços!!!!!
    Carol
    www.donaconcha.com.br

    ResponderExcluir

Quero muito saber sua opinião... compartilhe comigo!