Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Reuse, recicle...

Bom dia pessoas queridas! Aqui tá friozinho hoje - não muito, a mínima foi 8° C - e o sol está delicioso, céu azul... outono (obrigada Silvia) bom é assim, né? Pra gente ter coragem de sair da toca, e "lagartear" (como chamam aqui quando se curte um solzinho quentinho) pra aquecer o sangue! O que mais a gente vê por aí são pessoas gripadas. Então, agasalhe-se bem, durma bem à noite, alimente-se bem e beba líquidos quentinhos como chás, chocolates, café com leite, chimarrão... Fiquem atentos, principalmente, com as crianças e idosos, que adoecem mais facilmente. Evite lugares com aglomerações de pessoas; prefira o sol, ar livre. Ventile bem sua casa pela manhã, deixe o sol entrar e o ar se renovar! Aproveite as noites frias pra cozinhar sopinhas, caldos acompanhados por vinho (sem exagero) - são refeições leves que aquecem o corpo e criam a oportunidade de sentar com a família e conversar, rir, curtir o frio, ser feliz... 

E pra distrair nossos olhinhos ávidos por coisas bacanas, boas sacadas, decoração inteligente, a gente viaja pela internet! Vamos à Europa, Ásia, África, Oceania, Antártida, às Américas buscar inspiração com apenas alguns cliques. Quer aproveitar a passagem que é baratinha? Vem comigo...

Em New York, uma artista reaproveita caixotes de madeira para organizar seu material de trabalho! E logo abaixo, talheres sendo utilizados como puxadores, no armário tooodo branquinho! São da Country Living!



Continuamos nos branquinhos, mas agora passeamos pela Noruega, no blog Hannes Dagbok. Eu amo branco, contudo com umas pitadas de cor aqui ali. Tudo muito branco pode parecer insípido e frio. Mas neste caso, não sei se vocês concordam comigo, a sensação é de puro aconchego! Perceba que vários itens foram reutilizados. Alguns apenas decorativamente, outros ostentando sua idade no desgaste natural, mas firmes em seu propósito, servindo, sendo úteis.


Acima, folhas de uma antiga janela decorando a parede, molduras de quadros... já vi destas janelas com espelhos no lugar dos vidros, outras com os vidros revestidos por papel colorido ou tecido, outras servindo de porta retratos. Seja qual for o caso, ficam lindas! Abaixo, as cadeiras e o banquinho com pés de ferro, antigos e lindos!



Talvez eu utilizasse flores azuis como lavanda ou rosas champanhe pra colocar neste vaso. Assim quebraria um pouco a monotonia do branco. Mas veja bem, a cadeira continua sendo cadeira e ainda serve de mesa de apoio, ostentando um vaso e decorando o ambiente. Uma cortininha rendada não caia mal, né?




Amei estes bulbos. Também plantei um e está enooorme. Esperando que venha uma bela flor agora!


E esta porta? Humm... diga-me você também: está charmosa? Caixotes aqui e ali complementam o ambiente...


Móvel de escritório, de aço... você pode achar feio e nada a ver com uma casa mas, se eu tivesse um destes, na minha atual fase, seria pintado de vermelho ou amarelo... e seria muuito útil aqui em casa para organizar e guardar documentos, notas fiscais, recibos e até receitinhas em pastas suspensas!




Um pouco de cor neste dia, nas ideias da Revista Homes. Puxadores de gavetas ou de portas e uma prancha de madeira. Você tem um lindo suporte para bolsas, casacos e colares. Pode ficar no seu closet, no seu quarto ou no hall de entrada.

Caixote de madeira, rodízios e a peça passeia pela casa inteira. Neste caso acondiciona as revistas. Porém, pode guardar suas mantinhas de sofá, almofadas. Pode ir à cozinha e guardar as cebolas, as batatas. Pode ir ao banheiro e ser utilizado para toalhas limpas, papel higiênico extra... pode ir à área de serviço para organizar produtos de limpeza... pode ir ao quarto organizar calçados, brinquedos das crianças, almofadinhas, mantas, colchas... pode ser um cachepô para valorizar suas plantinhas! E olha que pensei nestas coisas só lembrando do que já vi! Imagine o que você pode inventar e criar com um simples caixote!


Mesinha revestida de ripinhas de madeira, coloridinhas! Fica linda numa varanda ou jardim.  Mas pode ser a mesa das refeições se você mora num ape pequeno, pode ser sua mesa de apoio na cozinha... 


Palete organizando suas plantinhas na parede, criando um belo e colorido quadro vivo. É um exemplo bem batido, mas não resisto à compartilhar exemplos quando os vejo.


Portas servindo de cabeceira pra cama já mostrei aqui diversas vezes, mas também é outra ideia que sempre me agrada compartilhar! Quem sabe você é fisgada(o), também, pelo mesmo bichinho que eu? rs


E este exemplo mostra como podemos, apenas com um toque de cor, modificar um cômodo. Na verdade, a tinta é uma das formas mais baratas de mudar um ambiente e deixá-lo totalmente diferente, alegre, intrigante. Reparem que a parede só recebe tinta colorida neste canto da parede, e nem sobe até no teto, "invade" um pouco a moldura e cria uma distração visual também na cômoda! Você pode escolher sua cor preferida e fazer isso num fim de semana - projeto pra fazer em família, a dois ou sozinha mesmo... O gasto é pequeno, você não cede à tentação de comprar um móvel novo, não joga fora aquela moldura encostada na garagem e pode dizer orgulhosa(o): fui eu que fiz!!


Gostou? Inspire-se, procure por coisas que você possui em casa e que podem deixar o seu lar mais encantador, acolhedor e mais amigo do planeta. Evite consumir, comprar coisas novas, desfazer-se de objetos que ainda podem ter alguma utilidade! Se está montando sua primeira casa, visite parentes atrás de mobiliário! Sempre tem uma tia, avó, prima se desfazendo de alguma peça que você pode customizar e reaproveitar! E, precisando comprar, visite brechós e lojas de usados. Deixe para comprar móveis/objetos novos em último caso. Ainda assim, pesquise como os móveis são feitos, a origem da matéria prima, o tratamento dos resíduos da produção, a parceria com terceiros. É importante valorizar produtos que valorizam você! Beijos e ótima semana!! 

34 comentários:

  1. Oi Lu, que linda essas imagens.

    Beijos, Gabi.

    eueumesmagabrielle.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Luiza! bom dia! Maravilha de post. É por isso que eu amo tanto o rústico porque é muito compatível com o reuso, dependendo do seu jeito se torna romantico também. Gostei demais!!!
    Uma semana de bênçãos pra vc!!!
    cantinho da galega.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Lukita...aqui tá um tempo horrível menina.
    Essa moda dos caixotes eu aderi...estou mudando a decoração do quarto da minha filha, e vou fazer a sapateira dela com caixotes...depois eu fotografo e te mando.
    Eu gosto tb desse chão pintado de branco...a gente não tá muito acostumada, mas é bem legal.
    Bjus querida

    ResponderExcluir
  4. Luiza, super post...que viagem gostosa, das comidinhas às idéias super interessantes!
    Amiga, também estou adorando esse nosso outono e espero por um inverno bem agradável também, cheio de sol para "lagartear, nos parques da cidade.
    Bjos e uma linda semana.
    Sílvia

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu,
    Adorei o post, viajei com vc, fui a todos os lugares, bem legal!!!
    Concordo com vc, temos sempre que pensar antes de se desfazer de uma peça. Aqui em casa nada vai embora antes de uma boa análise e de possíveis usos. Seria tão bom que todos adotassem esta postura!!

    bjos

    ResponderExcluir
  6. Olha minha querida tudo fica lindo
    quando da um jeitinho de fazer a decoração..Branco é um luxo mesmo
    que bom gosto né..adorei a suavidade
    de tanta beleza
    Abraço de boa tarde
    Bjusss
    Rita!!!

    ResponderExcluir
  7. Oie...Acabei de aterrisar, vim uma longa viagem, passei por alguns países e com um monte de ideias legais. Obrigada Lu, por presentear com esse lindo passeio. Linda semana semana pra ti. bjs

    ResponderExcluir
  8. Tem sorteio lá no blog, bora participar?
    coisasdalissa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Tem sorteio lá no blog, bora participar?
    coisasdalissa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Luiza, aguarde mais um pouquinho que sua luminária vai chegar, estou preparando mais um mimo para mandar para você. Aguarde, paciência rsrsrs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi, Luiza!!
    Tanta simplicidade, mas que no entanto, pode fazer uma diferença, né? Até o móvel de aço para pastas supensas hj pode "causar" numa casa, né? Bjs. Maitê Rodrigues - www.ateliedamaite.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Que post delicioso de se ver amiga!!!
    Adorei cada detalhe.

    bjus

    Vânia Pinho

    ResponderExcluir
  13. oi Luiza, quantas ideias lindas, adoro ver tudo isto!
    acho um charme, caixotes, janelas, bancos , reaproveitados com muito bom gosto. A parede com as janelas e cestos foi minha preferida!

    bjo amiga, que o tempo continue frio, mas sem chuva, rs

    ResponderExcluir
  14. Luiza, as dicas são inspiradoras, adoro caixas, caixotes, se pudesse teria uma pilha delas aqui em casa, em breve talvez faça uma mudança desse tipo.

    Uma semana de coração tranquilo para você ;)

    ResponderExcluir
  15. Olá Luiza

    Vim lhe desejar uma ótima 3º feira.

    BJ000000000..................
    www.amigadamoda1.com

    ResponderExcluir
  16. Bom dia querida adorei as decorações,com bastante branco estão bem suave e fascinante, chique bjs da Leila

    ResponderExcluir
  17. Bom Dia Lu, Tudo bem, qt beleza nessa viajem, adorei as fotos e os posts muita ideia boa oara ser aproveitada. Tenha uma boa semana, bjs

    ResponderExcluir
  18. Luiza,adorei o post, só coisas lindas e ótimas idéias.
    O frio deixo prá você...rsrs...
    Aqui tá 30 graus até que enfim,já sinto o cheiro de verão.
    Besitos e linda semana

    ResponderExcluir
  19. Oi Luiza, tudo bem?
    Quanto tempo não passo por aqui, estava com saudades.
    Menina, com a reforma me transformei em uma consumidora voraz de tudo ligado à decoração. São muitos detalhes e muitas ideias, mas fazer com que fique tudo coerente é muito difícil. Por isso conto com a ajuda de pessoas queridas como você.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  20. Olá!

    Eu amei os talheres como puxadores!

    Sobre visitar brechós... É comigo mesma!...rsrsr

    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Que lindo amiga, teu blog borbulha inspiração, hehe,amo demais essas idéias,todas lindas,o texto tá fabuloso,temos que nos cuidar da gripe mesmo, se agasalhar e comer bem, saudavelmente,uma sopinha de capelleti, pode? eu amo! nesse clima tudo aconchega, acho tão importante isso que vc escreveu de comprar o novo em ultimo caso, e tb tem aquelas que os móveis antigos são bemmm mais duráveis do que encontramos por aí e fica tudo tão charmoso, queria encontrar umas caixas para espalhar pela minha casa,hehe, to procurando, hehe,bjinhos, obrigada pelo carinho, aproveitemos o clima acolhedor.

    ResponderExcluir
  22. OLà LUIZA
    EU TAMBÉM SOU ADEPTA DESTE CLUBE DO REUSO E REUTILIZO,ALIAS NA MINHA CASA TENHO MUITAS COISAS COMPRADAS NOS MERCADO DAS PULCI E RECICLADO POR MIM.
    UM FELIZ INICIO DE SEMANA

    BACIONE

    ResponderExcluir
  23. Oi Lu, a lixadeira? Não dá conta de tantas camadas e cantinhos, não. Obrigada pelas visitas e palavras que me incentivam sempre. bjs

    ResponderExcluir
  24. Oi Luiza,
    Tem gente que tem umas ideias mega fofas. amei as que vc publicou!
    Beijos 1000 e uma 3ª-feira maravilhosa para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  25. Olá Lu, adorei todas as dicas do reutilize, inclusive na minha sala tenho duas portas na parede muito legal, vou postar lá no meu blog logo mais. Beijinhos e uma ótima semana. Jú

    ResponderExcluir
  26. Ótimo post Luiza, muitas ideias e inspirações. Eu adoro achar coisas na rua e transformar ADORO mesmo, é muito bom isso. Me sinto satisfeita e orgulhosa de mim mesma!
    E aqueles bulbos lindos! Queria tanto, mas a mulher da floricultura só me enrola e nunca traz pra mim. rs
    Beijos!

    Ingridy Aguiar
    (PS:Meu blog mudou de endereço)
    Aprendendoaserjeitosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Luiza, as vezes fico pensando de onde as pessoas tiram tantas ideias, mamma mia.
    bj

    ResponderExcluir
  28. QUe ambientes mais lindos, Luiza! Muito bom gosto!
    Bj ,
    Lylia

    ResponderExcluir
  29. OI LÚ, QUANTA COISA LINDA MENINA!
    QUE BOM QUE APROVEITOU BEM O SEU DIA, FIQUEI COM MAMIS, JÁ QUE NÃO TENHO FILHOS PRA ME PAPARICAR EU PAPARIQUEI ELA.
    BJOS...

    ResponderExcluir
  30. Querida Luiza, primeiramente agradeço a sua visitinha no meu blog.
    Em segundo, concordo em gênero, número e grau tudo que você comentou na mensagem que eu postei hoje.
    Realmente é dificil perdoar e quem dirá mudar o nosso Eu...
    Bjinhos e boa noite!!

    ResponderExcluir
  31. Lu querida q imagens lindas, nos transmite paz e tranquilidade eu bem q precisava de tons assim, mas não consigo é muito clean pro meue stilo, gosto de cores rsrsrsrs acho q vc já percebeu isso rsrsrrsr bjs e boa noite pra vc

    ResponderExcluir
  32. Criatividade é tudo!!!


    Parabéns pelo blog.


    Bjs Josy

    ResponderExcluir
  33. Êta blog danado de bom!!! Amei este cantinho e estou seguindo! bjs: Carol Carneiro

    ResponderExcluir
  34. Lindo o que vi por aqui! Quantas idéias... Adoro decoração, parabéns. Estarei por aqui.

    bjs
    Tais

    ResponderExcluir

Quero muito saber sua opinião... compartilhe comigo!