Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

quarta-feira, 1 de maio de 2013

O Beija-flor e o mito da água açucarada...

Olá pessoas! Recebi, recentemente, alguns comentários a respeito da alimentação artificial que forneço aos beija-flores. Fui então atrás de esclarecimentos para compartilhar com vocês. Li alguma coisa na internet, conversei com veterinária amiga minha e digo-lhes (até onde se sabe) que oferecer água açucarada para nossos amiguinhos alados não faz mal não. O que faz mal é não manter o alimentador limpo. Então, para quem tem o hábito de oferecer água açucarada (a proporção é de 20% de açúcar - 1 de açúcar para 4 de água - eu ponho menos ainda, 1 colher de sobremesa rasa para 250ml de água), lembrar a necessidade de higienizar bem os bebedouros. 



Acima, o beija-flor e o coleirinho disputando a água docinha... abaixo, o sabiá "cavocador" procurando minhoquinhas no gramado, que está farto delas, pra alegria dele!





Alguns links para que vocês possam tirar suas dúvidas também!


Agradeço a preocupação de vocês e espero ter ajudado a dissolver suas dúvidas e também o mito!

Abs e ótimo feriado!

21 comentários:

  1. Luiza, que bom que não faz mal, pois também forneço água açucarada para o beija flor.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Luiza, vi que tem ótimas companhias em seu jardim! Morro de medo de pássaros, acho que deve ser algum trauma de infância, mas adoro a cantoria e o alvoroço que eles fazem. Beijo e ótimo feriado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helka, se eu tivesse medo de pássaros estaria em completo pavor diário por aqui. Aparecem muitos e fazem uma baita algazarra. Ontem marido instalou um poleiro próximo de bebedouro, para que os coleirinhos não precisassem ficar dependurados no recipiente ao beber. Esta intervenção trouxe novos pássaros que vieram ao "drive thru": um casal de saíras azuis! Fico fascinada de ver que pequenos gestos podem trazer tanta natureza e tanta vida num pedaço tão pequeno de chão, como temos aqui!

      Beijos e ótima semana!

      Luiza

      Excluir
  3. OI LÚ, TAMBÉM FIZ ESSA PESQUISA TEMPOS ATRÁS, EM BREVE VOU COLOCAR AQUI TAMBÉM, QUERO CANÁRIOS, COLEIRAS, BEIJA-FLORES E BORBOLETAS NO MEU LAR!
    BJOS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delícia. Canários da terra são mais raros por aqui. Em Joinville/SC, onde morei antes, tinha muito, mas muito mesmo! Era uma delícia o amanhecer e entardecer com eles cantando!!

      Beijos,

      Luiza

      Excluir
  4. Adorei saber desta informação...tinha parado pois também achava que fazia mal para eles...nada como troca de informações....bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá Luiza, encontrei seu blog passeando pela net e estou adorando. Eu tambem forneço agua para beija flor e mantenho o recipiente sempre limpo. Bom saber que não faz mal. bjs.

    ResponderExcluir
  6. Sempre soube que a limpeza era fundamental e que eles amam essa aguinha doce,rsrs...Tem também algumas plantas que chamam os beija flores para o nosso jardim...Acho uma delícia essas visitas!
    Bjs, Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Ana...

      as petúnias atraem beija flor e tem mais outra que eles também adoram. Estou plantando pra poder colher a presença deles por aqui!

      Beijos,

      Luiza

      Excluir
  7. Ótimo post! Bem informativo!

    Confira novidades e dicas de decoração em nosso blog http://bit.ly/BlogGazoni e em nossa página no Facebook: http://www.facebook.com/gazonimoveis

    ;)

    ResponderExcluir
  8. Bom dia desse sábado feliz minha querida
    ontem recebi seu presente, achei maravilhoso
    fiquei muito feliz pelo sorteio, só tenho que agradecer
    Hj no meu Blog postei uma receita, passa la pq ofereci
    a vc com minha gratidão, deixei seu link tbém
    depois tiro fotos e posto no meu Cantinho
    Nosssa estou mais que felizzzzzzzzzzzz
    Bjuss deboa semana
    Rita!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rita! Mais feliz fiquei eu com a sua felicidade!
      Vou lá no seu blog, pode deixar!

      Beijos,

      Luiza

      Excluir
  9. Adoro receber essas visitas e mantenho sempre limpinho! beijos,chica

    ResponderExcluir
  10. Eu tinha dois desses bebedouros e adorava receber essas visitas aladas. Tanto me atormentaram com possíveis doenças pros bichinhos que me desfiz deles. Bom saber que não é bem como disseram...
    ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jussara,

      mantendo limpinhos os bebedouros, não há problema. Lembre de trocar a água diariamente pq a água doce costuma criar fungos se ficar parada por muitos dias! Os passarinhos virão, com certeza!

      Beijos,

      Luiza Mallmann

      Excluir
  11. Também acho que água com açúcar não faz mal nenhum, pois quanto mais meus sogros os alimenta assim , mais eles chegam, já cheguei a contar 17 deles disputando a água doce.
    Bjs......

    ResponderExcluir
  12. Um pouquinho de açúcar não faz mal a ninguém, mas manter o bebedouro limpo é fundamental, e vale a pena para ter esses fofinhos nos visitando.

    ps.: obrigada pela informação Luiza. Eu tenho 2 canetas pebeo e várias canetas sharpie, qq dia desses eu vou me arriscar.

    ResponderExcluir
  13. Fiquei um tempão aqui namorando tudo
    Suas reformas muito lindas!
    Amiga vou ficar mais um pouco para ver o caixotinha da pepsi!
    Beijo bom final de semana

    ResponderExcluir
  14. oi Luiza

    Aqui em casa não aparece esta espécie de beija-flor, rs
    Ah , o povo fala demais. Eu troco água diariamente faço higienização e acho que com a seca que estava aqui é melhor beberem água de açucar que morrerem de fome, hehehe, ao menos minhas flores estavam secando muito.
    Vou compartilhar sua postagem, mas acontece algo engraçado, sempre alguém le e acha que é no meu blog, kkk

    bjus

    ResponderExcluir
  15. Luiza,

    Eu também sou apaixonada por pássaros. Quando comecei a alimentá-los pesquisei na internet e perguntei alguns profissionais conhecidos.
    Até mesmo quando fui comprar a comida deles, apesar de ler, eu ainda perguntei ao vendedor.
    O importante é manter o local limpo e higienizado.
    Gostei daqui e volto pra ver outros posts. Abraços

    ResponderExcluir

Quero muito saber sua opinião... compartilhe comigo!