Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

domingo, 23 de agosto de 2015

Customizando um caderno...


Oi pessoas! A filhota caçula, agora já universitária, precisava de um caderno de desenho - pra desenhar bichinhos ou plantinhas no curso de Ciências Biológicas. Daí que esqueci e tive de recorrer ao supermercado, que só tinha opção entre aquela boneca famosa americana ou robôs. Das alternativas, a carinha da boneca era a "menos pior". Mas levei pensando: vou customizar! E foi o que fiz. Do que precisei? Veja:


  • um caderno de desenho comum, tamanho universitário (este era capa dura);
  • tecidinhos;
  • fitinhas e acessórios para arremates fofos;
  • tesoura;
  • uma régua (preferencialmente aquelas metálicas, mas pode ser qualquer outra);
  • estilete;
  • pincel para artesanato;
  • cola branca e
  • tesoura.

A coisa toda é bem fácil. O que demora mais é a secagem da cola branca, ainda mais se o tempo estiver se preparando pra chuva, né? Neste caso, a umidade do ar retarda o secamento. Uma solução, se você tiver pressa, é usar o secador de cabelo para acelerar a secagem. Aqui não foi preciso. 

Como faz? Fácil! Você vai recortar o tecido ligeiramente maior que capa do caderno em três dos lados (a sobra será dobrada para dentro). Aplique cola branca na capa usando um pincel (destes de artesanato). Posicione o tecido sobre a capa (cuidado para não se aproximar muito do espiral). Estique o tecido evitando deixar bolhas. Aguarde um pouco até secar, vire a capa e dobre as sobras para o lado de dentro, passando cola no tecido e na parte da capa que este pedacinho irá cobrir. Aguarde secar novamente e faça um acabamento usando uma página em branco do próprio caderno. Corte os excessos do papel com estilete usando a régua (pra ficar bem retinho).


Volte para o lado externo e acrescente algum detalhe fofo para fazer o acabamento. Aqui usei uma renda de algodão. Colei com cola branca e dei mais uma demão de cola em toda a capa, por cima do tecido. Repita todo o processo na outra capa. Esta é a capa traseira do caderno, numa estampa mais graúda. 


E esta a frente, com a estampa mais miúda e dois detalhes com renda. Frente...


... e atrás!


Frente e verso! 


A customização foi simples e pequena. O caderno continua feminino, contudo sem parecer infantil. É único e não custou caro! Espero que ela faça muitos desenhos nele e conserve-o por toda a sua vida (é demais? ok, por toda vida estudantil é demais? hahahaha). Uma pequenina lembrancinha da mamãe para suas atividades acadêmicas!

Inspirou você? Dá pra fazer a mesma coisa usando uma roupa velha mas muito querida, aquele tecido lindo do vestidinho que manchou/rasgou/não tem conserto, sobras de alguma arte (esse tecido era sobra de outro caderno que encapei para fazer meu diário de viagens)... Um beijo e até o próximo!!

Ps.: este post não é patrocinado.


3 comentários:

  1. Muito fofo e bem feito, garanto que vai virar tesouro na caixa das lembranças...
    Beijinhos, Ana

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu!!!!
    Passei por aqui para matar as saudades dessas artes lindas que você faz!
    Eu já fiz cadernos assim, forradinhos... ficam lindos! Adorei!!
    Beijos e ótimo dia!

    ResponderExcluir
  3. Mãe é um bicho danado mesmo, né? Imagino que sua filha deva ter ficado feliz da vida, afinal o resultado ficou excelente! Parabéns! Beijo

    ResponderExcluir

Quero muito saber sua opinião... compartilhe comigo!