Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

terça-feira, 27 de março de 2012

Muro verde/jardim vertical e caldo verde

Oi pessoas queridas! Vocês não fazem ideia de como o tempo está agradável aqui hoje!! A primeira frente fria forte entrando no sul e dando uma refrescadinha gostosa! Fiz um monte de bolo pras crianças (nem tão crianças assim e marido e eu também aproveitamos, rs); hoje a encomenda é caldo verde. No final vou deixar pra vocês a minha receitinha, ok? Mas voltando ao assunto do post, quero lhes contar que temos um novo desafio pela frente. Num dos lados da casa (pra onde darão as janelas dos quartos e do banheiro) temos um paredão alto (que fica na divisa do terreno e pertence à construção vizinha).  Entre o muro e a casa deve ter 1,30m +/-. Hoje é um muro sem graça, meio chapiscado, sem pintura e enorme. O chão tem cascalho e a área é pouco ensolarada: no verão pega sol ao meio-dia e no inverno, sei não se pega algum solzinho!

(Não fotografei a nossa parede/muro, mas este aqui é um exemplo melhorado do muro que queremos embelezar - esta foto é daqui!)

Quais são os planos? Transformar esse muro numa área agradável de se ver, fresca no verão e, quem sabe, florida na primavera! Tenho visto em lojas de materiais de construção tijolos específicos pra isso: jardins verticais. Acontece que não queremos (nem financeiramente é viável tão cedo) construir com materiais novos: queremos reciclar! Na pesquisa que fiz encontrei algumas opções, mas não estou totalmente decidida - ainda. Vejam o que encontrei...

Achei aqui! Apesar do efeito lindíssimo, não é o material que desejamos.

Este leva uma trama de ferro/arame fixado na parede. Por sua vez, os vasinhos são presos no arame. Poderiam ser garrafas pet. Daqui

 Muro ecológico com elementos próprios para cultivo de plantas. Daqui!

 Outro exemplo daqui! A imagem com vasinhos de fibra de coco abaixo é deste mesmo site.


A horta engarrafada do Marcelo Rosenbaum que publiquei aqui!

Nas três imagens abaixo foram utilizados elementos vazados criando um orquidário. Daqui!



E por fim, as trepadeiras! Seria fácil de plantar e praticamente sem custo algum além das mudas, exceto pelo tempo e a dedicação de vê-la crescer e, também, de podar quando necessário.




Nas quatro imagens acima, a hera (ou falsa vinha). Daqui, daqui e daqui! A vantagem da falsa vinha é que suas folhas mudam de cor no outono e caem totalmente no inverno, evitando retenção de umidade (ótimo pra cá). Adapta-se bem à meia sombra.

A unha de gato, daqui! Esta espécie precisa de sol pleno, coisa que não terei na casa. Fecha bem o muro mas retém umidade no inverno (bad).

No site Jardim de Flores tem mais um monte de opções de trepadeiras (até de marcujá doce, hummm)... espia lá!

E aí, o que vocês sugerem? Alguma experiência sobre o assunto pra compartilhar? Hehehe... inspirem-se!

Beijos...

Ah, quase ia esquecendo, a minha receitinha de caldo verde:

Caldo Verde
1/2 kg de Batatas
1 maços de couve picadas bem fininha
2 gomos de linguiça Payo Defumada (pode ser linguiça calabresa)
4 dentes de Alho amassado e picadinho
1/2 cebola cortada fininha
Azeite
Bacon
Sal a gosto
Uma pitada de Pimenta do Reino
1 tablete de Caldo sabor Legumes
500 ml de água

Em uma panela de pressão, cozinhe as batatas mais o caldo de legumes por 10 minutos (conte quando começar a chiar)... enquanto elas cozinham, corte a cebola, o alho, a linguiça, a couve (bem fininha), o bacon... refogue a linguiça e o bacon e depois acrescente o alho e por fim a cebola bem picadinha. deixe dourar. Acrescente a couve e deixe murchar na panela. Reserve.
Quando as batatas estiverem cozidas, retire do fogo e bata no liquidificador com a água da panela (cuidado que é queeente). Coloque as batatas "líquidas" na panela com os ingredientes reservados e verifique o sal. Deixe cozinhar um pouco para engrossar, mexendo sempre pra não pegar no fundo da panela. Com o caldo de legumes (cozido junto com as batatas) mais a linguiça e o bacon, na minha opinião não é necessário mais sal. Eu também vou evitar o bacon hoje por motivos saudáveis: a batata e a linguiça já causam estragos demais.. hehehe. Também pode cozinhar um pouco da couve na pressão junto com as batatas. Outra variação é servir a sopa dentro de pães italianos redondos (tamanho igual ao da imagem acima). É muito gostoso e mantém o caldo quentinho! Crédito da imagem, Blog Bolo e Brigadeiro! Clica ali que tem outra receitinha de caldo pra vocês!

30 comentários:

  1. Uhmmmm...esse caldo deve ficar uma delícia, seria bom pra ajudar curar minha gripe, adorei as ideias, mas a gripe tá me derrubando nem to cuidando do meu bloguito direito, rsrs, quem dirá plantar alguma coisa....
    bjos
    ótima semana

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu,
    Que difícil!! Acho que um jardim suspenso ficará lindo, com iluminação então, show de bola!!!!

    bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi Luíza!!! Que aperto passei, eu acho que setou com problema na minha internet, não consigo comentar em todos os blogs!!! Eu adoro paredes verdes como as que você mostrou. Acho a hera linda mas tenho vários clientes que desistem porque dá muita lagartixa (eu mooooooorro de medo...kkkk) então eu acho que a idéia com garrafas pet ficaria muito legal. SErá que tem jeito de deixá-las mais bonitas? quem sabe pintando todas de uma mesma cor??
    Grande abraço!!!!
    www.arquitrecos.com

    PS: guardei a sua receita de caldo verde, eu simplesmente amoooooo!

    ResponderExcluir
  4. Huuuum.... que delícia. Com friozinho então... Ótima pedida.
    Um abraço, querida.

    ResponderExcluir
  5. Huuuum deve ser uma delícia esse caldo verde...Luiza,que bom um friozinho gostoso por aqui, não?
    Adorei as idéias para jardim vertical, tenho um murão também na frente da minha casa e coloquei trepadeira...dá trabalho para manter sempre bonita e aparada mas vale...
    Bjos.
    Sílvia

    ResponderExcluir
  6. Que post mais lindo!!!
    Como sempre aliás!!!

    AMEI a cara nova do blog! Show!!!

    Bjokas!!!

    ResponderExcluir
  7. Aqui gelou, hoje...Adorei as idéias, já tive os muros da minha casa todos verdinhos com a unha de gato...Na parte que não batia muito sol, realmente reteve umidade, mas era lindo!
    Bjnhos,Ana

    ResponderExcluir
  8. Oi Lu!!!

    Adoro esses muros cobertos de verde!! Aliás, adoro vasinhos, folhagens, coisinhas plantadas... E esse caldo verde??? Com o frio que chegou, tudo de bom,né??

    Beijos!
    Carla Pathy
    http://pathyarteira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Menina com esse friozinho gostoso, cai muito bem esse caldo verde. Luiza meu amor, hehe, eu adorei as idéias mas principalmente do tijolo vazado pra plantar orquídeas, será que vou atinar a fazer vou tentar, obrigadaço era o que precisava, depois te conto, tenho vários tijolos assim e um espaço que quero privatizar mais onde divide com a casa do vizinho e tem grades, vou tentar enfileirar meus tijolos ali e ver como posso colocar as orquídeas, se tiveres uma dica me conta tá? bjinhos, obrigada pelo post e carinho lá no blog. Tá ótimo esse friozinho, pena que no serviço não posso tomar chimas senão iria matear mais,hehe.

    ResponderExcluir
  10. Pois é Lú e eu nem pago mão de obra, ótimas idéias, hunnnn, que delícia...
    Eu amo caldo verde, sempre faço aqui em casa, mas só quando marido não está porque ele não gosta de caldos.
    Bjos...

    ResponderExcluir
  11. Oi Lukita linda!
    A segunda imagem para mim é a que é mais a minha cara.
    Eu adoraria fazer um jardim vertical, sabe? Mas como não fico em casa o dia inteirinho, da dó e podem não ser bem cuidadas.
    Voce acredita que minhas orquídeas abrem , e quando vou passar pelo jardim no domingo ( único dia que dá ) eu vejo que perdi os dias mais lindos delas abertas. :(
    Bjus querida

    Paula Kasas
    Tendencias em Acabamentos

    ResponderExcluir
  12. Oi Luiza!

    Adoro jardins verticais... pena que more num condomínio que não permite a construção de muros mais altos!!!

    As ideias que vc expôs são maravilhosas e escondem a frieza do cimento. Muito bom!

    Obrigada pela visita!

    bjs

    Lu

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    EU voto no muro do Rosenbaum para a sua parede. Acho que combina mais com o seu jeito sustentável de ser:)
    O gasto é pouco e efeito lindo!
    Aqui ainda não esfriou, então não rola um caldinho verde, mas que a gente adora, isso é verdade! rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Vivo a sonhar com um jardim assim amiga!!!
    Hummm...amo caldo verde e esse parece divino!
    Eu também tive que me excluir dos seguidores da Calíope e seguir novamente.


    bjus

    Vânia Pinho

    Vânia Pinho

    ResponderExcluir
  15. Oi Luiza,
    Eu colocaria hera no lugar, se não dá a unha de gato, que seja a outra. Só tem um defeitinho, se vc tiver cachorro, tome cuidado para ele não pegar carrapatos, pois já vi muro tomado por carrapato devido a hera.
    Beijos 1000 e um meio de semana maravilhoso para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  16. Estou há dois anos estudando o que quer nos muros dos fundos da nossa casa, que também estão só no chapisco... pensei em plantar aqueles pinheiros pequenos, que crescem bem magrinhos... só que vai muuuuita muda para cobrir tudo, é muito muro e ia demorar para cobrir... se bem que se já tivesse plantado há dois anos atrás, kkkkk... e pensei também em bambu... fica uma cobertura legal, mas não sei não se não junta muito bichinho... ai, amiga, não sei ainda... hehe... mas adorei as suas sugestões!
    E da receita também, huuuumm!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Ficou apetitoso!!
    Gostei das ideias para jardim
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi Lu


    Obrigada pelas visitas, to me aventurand no mundo do srap. Adorei teu post. Acho lino jardim vertical. Moro em apartament e não dá pra fazer mas tenho umas plantinhas em casa.
    Realmente com esse frio dá uma vontade de comer sopa,esse caldo então deve ter ficado uma delícia!!
    beijos
    Mi

    ResponderExcluir
  19. Luiza, meu filho está comprando seu primeiro apartamento e vou anexar a sacada à sala.
    Um dos elementos principais do projeto será um painel verde para simular mais ou menos os muros que você mostra aqui nestas imagens de arrasar.
    Quanto ao caldo verde, amo, me deu água na boca e como o tempo está perfeito para pratos da família das sopas, sua receita veio a calhar.
    Beijos
    Tereza

    ResponderExcluir
  20. oi Luiza, vc trouxe muitas ideias, todas lindíssimas.
    Acho lindo e econômico plantar várias mudas de falsa vinha,assim elas fecham mais rápido.A era é muito linda, mas teria o problema da umidade. Ainda não vi de perto esses tijolos especiais como aquele muro que vc postou, fica lindo mesmo!
    ah, ontem a noite já saiu um cozido de carne com verduras aqui, que venha o frio!!!!

    bjinhos , boa noite amiga

    ResponderExcluir
  21. Eu adoro a ideia do Rosenbaum Luiza, barata, sustentável e linda!
    Quanto à hera, aqui em casa tentei durante um ano, mas desisti.
    Elas não se deram muito bem por aqui!
    Tenho certeza de que você achará uma solução.
    Grande beijo e abençoada quinta-feira!

    ResponderExcluir
  22. Hum, delícia de imagens, delícia de caldo.

    ResponderExcluir
  23. Oi Luíza... imagina só se não vou fazer esse caldo... Amo caldo! Beijos, Pri!

    ResponderExcluir
  24. Oi Luiza,
    Obrigada pelo carinho.
    Já vou salvar a receia do caldo, parace delicioso.
    Quanto ao muro vou fazer um lá na chácara e vou plantar vários arbustos coloridos todos "juntos e misturados" destes coloridos...dá um efeito bem legal e crescem rápidos.
    bjs

    ResponderExcluir
  25. Que lindos muros! Uma verdadeira inspiração :))

    ResponderExcluir
  26. Que maravilha tudo muito bonito
    a decoração é um luxo adorei,e o
    caldo verde deve ter ficado uma delicia..tenha um bom dia abraços
    rita!!

    ResponderExcluir
  27. Luiza querida, vim agradecer seu carinho comigo lá no blog e adorei seu espaço, parabéns!
    Eu iria de garrafas pet!
    Uma cor clara no muro, e muitas plantinhas em garrafas! O custo é baixo e você mesma pode fazer!
    Vai ficar lindo, tenho certeza!
    Bjosssssssssss e tudo de bom pra ti
    Vero

    ResponderExcluir
  28. Olá...Vim [para te seguir e para te agradecer pela visitinha no blog, volte sempre, ok?!! Amo reciclar , sustentabilidade é tudo de bom pra todo mundo! BJs!

    ResponderExcluir
  29. Oi Lu!
    Que bom que gostou da história!!
    É bem importante eu saber se meu estilo de escrever agrada vocês!
    E é verdade, a Huaína de outro blog de scrap já tinha me dado essa sugestão, de usar os LOs para ilustrar, mas eu não sou tão boa com o scrap quanto prá escrever...rs, preciso progredir um pouco...rs.
    E você arrasa nessas pesquisas de decoração que mostra prá gente. Tudo maravilhoso, ótimas idéias, eu adoro passar aqui!
    Beijão !

    ResponderExcluir
  30. Ai meu Deus agora eu enlouqueço, cada ideia linda..
    Eu gostei muito da ideia das trepadeiras, unhas de gato, da falsa vinha..pois os custos são menores.
    Por aqui também estou passando mal estar por ter na construção da minha casa, na frente dos quartos, salas, e deck, tem 60 metros de muro alto, também estou atras de ideias rápidas para alegrar o meu muro, e gostei das suas ideias, aqui na minha cidade é verão o ano inteiro, super quente...vou ver a planta unha de gato, e depois te conto!
    Adorei, espero inspirações ótimas, beijos!

    ResponderExcluir

Quero muito saber sua opinião... compartilhe comigo!