Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Organizando...

Olá pessoas queridas! Hoje busquei por formas de organizar as coisas aqui em casa. Montei este post com todas as sugestões encontradas... conforme as imagens são mostradas, farei comentários a respeito. Vamos lá?

Uma pequena introdução sobre um ato sustentável. Você sabia que tirar seu calçado ao entrar em casa é um ato sustentável? Explico: quando você anda com um calçado fora de casa, ele suja. Ao entrar com o calçado que veio da rua, você suja sua casa, precisando limpá-la com maior frequência. O ato de limpar a casa desencadeia um processo com várias atividades que consomem recursos. Destes recursos, dentre outros, comumente estão a água e a energia elétrica. Sem falar nos produtos de limpeza que você utiliza! Então, meu sonho de consumo é uma sapateira estreitinha, como estas das fotos abaixo, para organizar os calçados que vem da rua e os calçados limpos. Por enquanto, aqui em casa, tem um tapete na entrada onde sempre ficam chinelos/pantufinhas limpas, ao lado dos quais devem ser deixados os calçados sujos, que serão limpos em seguida.


Esta sapateira é estreitinha (logo ali embaixo tem outro modelo) e consome pouco material para construí-la. A minha vontade é fazê-la a partir de sobra de madeiras que temos na casa. Trabalho pra don maridon...

Um cesto guardando os calçados limpos! 


Que tal usar uma escada para esta finalidade?

E aqui, um bocadinho de criatividade: roda tetos, ou molduras de gesso servindo de apoio aos calçados. É importante que estejam limpinhos pra não marcarem a parede, né? hehehe



Você tem muitas bolsas e elas estão jogadas? Um móvel barato, usado/reaproveitado e adaptado para esta função. Os ganchinhos na parte superior interna garantem bom espaço para as bolsas maiores. Os nichos organizam as bolsas menores e necessaires. 

Seus filhos tem muitas bolas? Utilize os tensores (elásticos usados por motociclistas e ciclistas) para fazer este organizador prático e barato. 

Querendo que meu marido futuro marceneiro crie este móvel pra mim. Não é prático? Sobras de madeira (até de palete) podem render esta útil estante organizadora. Pra escurecer a madeira, é só usar betume ou tingidor.

Um guarda corpo de madeira pode ser usado para deixar as correspondências e contas à mão.

Organização e decoração andam juntas, não esqueça. Não há casa linda e bagunçada. Mas o estilo, você pode definir, optando, por exemplo, em deixar suas bolsas expostas na parede. Nesta escolha elas estarão mais sujeitas ao acúmulo de pó, mas a parede ficou charmosa e você sempre saberá onde sua bolsa preferida está!

Objetos de decoração podem ser úteis. Aliás, amo quando as coisas tem mais de uma função. A ânfora está acondicionando utensílios de cozinha com muita bossa!

Organizando correspondência, novamente, na porta com veneziana!

Aqui uma ideia pra quem costura. Já vi umas opções pra comprar porém privilegio artesanato. Na minha lista to do. Um porta celular para quando ele está carregando a bateria.

Já postei outras imagens com estes potinhos organizadores. Lembra como faz? Parafusa a tampa na parte inferior da prateleira e depois é só atarraxar a tampa ao pote. Bom pras miudezas, né?

E fechando, mais uma pras costureiras!! Um porta controle remoto, óculos, revista e o que mais você precisa, juntinho de você, no sofá!

Gostou? Inspire-se e mãos à obra!

Beijos...

Fonte: Latino Living

37 comentários:

  1. Aqui em casa até tiram os sapatos em dia de chuva, fora isso a sujeira vem pra dentro de casa. Adorei esse post.
    Grande abraço e ótimo fim de semana
    Gláucia

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu!!

    Adorei as ideias! Amei cada um dos móveis...também quero uma sapateira!!!
    Beijos e bom feriado!
    Carla Pathy
    http://pathyarteira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Lu, por aqui também deixamos os sapatos no hall (que é mais um mini-hall),sobre um tapetinho...acho aquela idéia da escadinha super fofa além de não ocupar muito espaço.
    Bjos.
    Sílvia

    ResponderExcluir
  4. Adooooro esses posts sobre organização, sempre me sinto inspirada e sair mudando tudo por aqui, rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Lukita,
    Eu tava comentando em outro blog agora, de como minha organização melhorou depois que eu comecei a blogar e visitar voces.
    To amando!!!

    Bjus querida
    Paula Kasas

    ResponderExcluir
  6. Lu adorei as dicas. Aqui no Japão já temos o habito de tirar os sapatos e realmente ajuda muito na limpeza. Super bjs

    ResponderExcluir
  7. Gostei das sapateiras .Em casa deixo o sapato de trabalho na porta, no chão mesmo ,mas acho que vou construir uma dessas para
    mim.Devemos divulgar mais essa ideia de que higiene traz economia .
    Bjsss

    ResponderExcluir
  8. Ei Luiza querida!
    Super dicas, vou arriscar fazer esse porta celular, e prometo mostrar pra vocês o resultado. Bjokas!!!

    ResponderExcluir
  9. Ótimas dicas Luiza. Eu amo essa escadinha cheia de saltos lindos, rs
    Bjka

    ResponderExcluir
  10. oi Luiza
    adorei as dicas
    aqui em casa estaria precisando de uma super nany de arrumar as coisas, a casa , ta um desastre -
    bj
    lu

    ResponderExcluir
  11. Oi, Lu!! Quanta ideia genial!!! Adorei várias delas, já pensando em implementar imediatamente!!! hehehe... Parabéns; vc, como sempre, nos ensinando um viver sustentável... Feliz Páscoa. Bjs. Maitê Rodrigues - www.ateliedamaite.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Ótimas dicas Luiza, essas sapateiras estão muito charmosas!!!!!
    quero ver a sua qdo o maridão colocar a mão na massa! O meu não leva jeito na carpintaria, rs

    Amiga, que tenhas uma feliz páscoa com sua família, bjo enorme!

    ResponderExcluir
  13. Adoro posts de organização, como sou um pouquinho desorganizada, isso sempre me inspira e me ajuda de alguma forma. rsrs
    Beijos.

    Ingridy Laís
    PortantoDecore.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Luiza,
    Tem 3 tipos de coisas que tenho que arrumar urgentemente em casa: livros, sapatos e bolsas. Compro muito e estou com tudo muito bagunçado!!!
    Gostei das ideias para sapatos, mas ainda não resolvem a minha over dose!
    Beijos 1000 e uma ótima 5ª-feira para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  15. Ain.... vou ter que começar anotar as idéias que vejo aqui,ontem anoite já cutuquei meu marido pra ver se ele me faz algumas, adorei a sapateira estreitinha da primeira foto, aqui em casa é sempre uma guerra, pois meu marido tem costume de tirar o calçado sempre no meio do caminho e deixar lá, já rendeu muito esse assunto....
    ótimo feriado
    bjão
    http://costurinhaseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Luíza, há tempos venho pensando e proibir a entrada de sapatos nos pés aqui em casa. Poxa, a gente trás tanta sujeira da rua, pisa em tudo por aí e depois leva para a cozinha, banheiro, sala e quartos. Vou bolar uma solução aqui em casa, estabelecer regras, super Sandra em ação. A carrasca da família. rsrsss...
    E como anda sua obra? Marido tá animado na construção? Fiquem firmes aí, e já vá bolando uma sapateira para chegar junto com vocês na nova morada.
    Abraços com saudades

    ResponderExcluir
  17. Idéias geniais, super criativas, parabéns pelo post.
    Vou adotar algumas, com certeza.
    Beijos
    Tereza

    ResponderExcluir
  18. Obrigada Luiza pelo carinho, despertou um sorrisão teu comentário lá no blog, obrigada, teu post está excelente, nooossa, muito lindo, e a chuva chegou por aqui, to arrancando os inços do pátio, eheh, fica mais fácil quando chove, o senhor que limpa aqui em casa, ficou doente e sou meio criteriosa para contratar pessoas para vir aqui, resumindo, o inço ta quase tapando a casa, com todo o exagero que faz a graça é claro, mas tá bem crescido, to uma gracinha de chapéu, botas e limpando a inçalhada, dou uma paradinha e venho aqui responder os recadinhos, amei demais todas as idéias, já salvei pra aplicar aqui em casa. bjinhos, um bom dia, antes da Páscoa venho te dar um bjo achocolatado.

    ResponderExcluir
  19. Querida amiga Luiza
    Vim desejar-lhe muita paz e alegria nesta páscoa e que Deus ilumine seus passos e pensamentos tornando sua vida mais feliz.
    beijos
    hptt://cafeecetim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Amei o post,estava precisando!
    Beeijos;
    http://cristiny88.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Lu quantas ideias boas, adorei as dicas das sapateiras na entrada, super charmosas.
    Feliz Páscoa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Ai, eu quero aquela cômoda para minhas bolsas! O problema é espaço para ela, hehe.
    E, sério esse negócio de sustentabilidade! O problema é fazer meu dog limpar as patas antes de entrar, hunf!
    Adorei o post!
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Amei as idéias de organização!
    São inspiradoras e funcionais!!

    Feliz feriado para ti!

    ResponderExcluir
  24. Dicas ótimas e de muito bom gostoi!!!
    Adorei o porta controle e de carregar celular!!!

    ResponderExcluir
  25. I loved all ideas, All of them are great. Especially I liked idea for bags. I don't have enogh space for bags..
    Happy weekend..

    ResponderExcluir
  26. Lu, quantas ideias legais vc colocou aqui0, confesso q uma sapateira na entrada é tudo de bom, e minha bolsas affff, preciso de um lugarzinho só para elas, mas me falta espaço rsrsrs adorei as dicas, vou ver o q posso aproveitar por aqui, bjs querida e tenha uma linda páscoa vc e toda sua família, bjs

    ResponderExcluir
  27. Tem opçáo para todos gostos, uma feliz páscoa, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  28. amei a idéia, de ter um lugar para
    deixar os sapatos. Os japoneses, fazem assim. Também. penso em ter
    um cantinho assim!
    Feliz Páscoa!

    ResponderExcluir
  29. Oi, Luiza

    Adorei o post referente ao entar em casa sem sapato, porque as minha amigas sempre tiram um sarro de mim, já que aqui em casa não entramos com sapato vindo da rua e é tão natural...enfim já tinha pensado em fazer um post sobre isso, com certeza vou linkar com o seu tá (claro que dando os créditos para vc).

    Feliz Páscoa.

    bjs

    ResponderExcluir
  30. Oi Luiza!
    Adorei as dicas de organização, agora conseguir deixar o calçado antes de entrar em casa aqui não funciona, casa que tem obra gera muita poeira, até no dia da faxina chega de noite já tem areia no chão da sala :(
    Quanto a pvcerca ela não amarela e não precisa pintar, só não sei se pode pintar acredito que não.
    A lixeira também é de pvc :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  31. Amigaaaaa, sei que estou em falta com a demora em vir agradecer sua visita ao Pingos e Gotas, mas o trabalho lá não pára, graças a Deus!
    Aproveito para te agradecer o carinho e desejar uma Feliz e Abençoada Páscoa! Amei o post, aqui em casa todo mundo tira o sapato pra entrar também. Evitando a sujeira me economiza o trabalho pra limpar! kkkkkkk Bjssss

    ResponderExcluir
  32. Oi Lu, quanta ideia legal! Me deliciei com cada uma delas. Agradeço o carinho e suas visitas ao re-inventos. Que você tenha uma feliz Páscoa e que o Senhor Jesus continue abençoando sua vida. Beijão

    ResponderExcluir
  33. Votos de Páscoa Feliz!

    Grata pelo carinho.

    Beijo da Nita.

    ResponderExcluir
  34. Uma ideia mais interessante que a outra!
    Vou voltar e olhar com mais cuidado!
    Passei pra te desejar uma linda e feliz Páscoa minha amiga!
    Grande beijo e abençoada semana!

    ResponderExcluir
  35. Ideias ótimas, Luiza!
    Boa semana,
    BJô

    ResponderExcluir
  36. Luíza adorei as dicas!!! Já adoto duas delas: Tenho um móvel sapateira na sala para deixar os sapatos assim que chego em casa e um cesto cheio de chinelos limpinhos esperando para descansar os meus pés e os do filhote. Grande abraço!!
    www.arquitrecos.com

    ResponderExcluir
  37. Amei Lú, estou tentando tornar a minha casa mais funcional e este post me deu várias dicas legais.
    Bjos...

    ResponderExcluir

Quero muito saber sua opinião... compartilhe comigo!