Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

terça-feira, 31 de julho de 2012

Antes & depois...

Olá pessoas queridas! Tudo bem com vocês?! Aqui "esquentou" um pouquinho e hoje está chovendo! A temperatura está entre 12° e 16°C, o que pra mim é bem agradável! A reforma da casa está de vento em popa... o fato é que reforma sempre traz algumas surpresas, né Sílvia - Arquitetura do Imóvel?  Então, andamos dois passos pra frente e um pra trás - esta é a velocidade da obra, rs. Vale contar a limitação financeira e o tempo do moço que trabalha lá, incansavelmente! Mas é bom, gratificante, principalmente pro meu marido - aquela casa tem toda história da infância e adolescência dele - significa muito!

Mudando de "saco pra mala", ontem vi uma postagem da Regina (Casa de Retalhos)  mostrando o trabalho de Sarah e Nathan do blog 508. Eu babei no carinho com que as peças são renovadas, na maneira como o desenho original é mantido e realçado. Notei que as peças são numeradas (é a forma que eles usam para identificar as peças) e todas levam o número 508 impresso nelas, registrando os responsáveis pelo trabalho. Bem, quando vi a peça que a Regina publicou em seu blog, não resisti e corri pra olhar outros trabalhos! E trouxe pra compartilhar com vocês mais quatro peças com antes & depois. O meu amigo Dom Moleiro sempre diferencia restauração de outras intervenções, afirmando que restauro é quando você mantém a peça na forma e cor original, consertando as partes estragadas da peça, removendo sujeiras e excessos de verniz ou tinta (dependendo do caso) para que ela volte a ter o mesmo aspecto do original, sem apagar/esconder sua idade. Então, seguindo este pensamento, a intervenção de Sarah e Nathan é uma renovação, bem bacaninha por sinal e divertida! Vamos ver?!



















É pra se inspirar né? Hoje, o Jornal do Almoço (jornal local, da afiliada da globo, a RBS TV) encerrou seu horário com um quadro sobre móveis usados! A reportagem foi feita em Santana do Livramento/RS e mostrava uma loja de móveis usados. Vi desde peças vendidas atualmente nas lojas populares como móveis de época, de madeira maciça! A intenção da matéria era justamente valorizar a compra de usados... Tem gente (como eu, que já mudei tantas vezes, já me desfiz de tantas coisas e sempre carreguei apenas o essencial) que não tem um móvel de família, uma peça antiga, de valor e de qualidade. Então, fica a dica: fuce uma loja de usados (preferencialmente não vá para bairros badalados ou brechós chiques porque o preço é proporcional) nos subúrbios da cidade e procure por algo que seja, além de bonito, antigo e durável, também útil na sua casa - acumular tranqueira só porque é bacana não faz meu tipo, hehe!

Beijos e muita inspiração pra você!

18 comentários:

  1. Adoro esse tipo de moveis, os meus são quase todos usados ,mas em ótimo estado, aprovo 100% essa dica
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Lu querida, pirei, pirei e pirei com este post, meu Deus ddo céu, quantas peças lindas!!! Obrigada por compartilhar, fiquei inspiradíssima!
    Amo muito tudo isso!!!
    Beijossssssss
    Vero

    ResponderExcluir
  3. Adoro Lu!! Gostaria de ter mais possibilidades de ter móveis assim, mas aqui no Rio coisas assim custam muito caro... Lindas imagens! Beijão
    Cantinho da Galega

    ResponderExcluir
  4. Luiza, eu já não gosto mais de móveis restaurados, acho que a renovação tem mais a cara dos tempos atuais... ao contrário do restaurado, a renovação/customização é leve, colorida, tem muitas vezes um quê de divertida e quase sempre tem muita personalidade .
    Não sabia que você já mudou muitas vezes, eu também já fiz 11 mudanças entre residencial e comercial, tudo dentro de POA.rsrs minha mãe, as vezes, me chamava de cigana!
    Bjos.
    Sílvia

    ResponderExcluir
  5. LU, achei seu blog através do moleiro , e quando vi esta postagem fiquei encantada , adorei muito tudo, as mudanças usando cores fortes com a azul , ficaram demais, hoje ganhei muito em te conhecer, amo reciclar e gostaria muito de apresentar meu trabalho a vc.
    Valeu as super dicas!
    Gde bj!
    Ana Martins
    http://vidacacarecosereciclagens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu,
    Antes de comentar sobre a renovação dos móveis, fiquei chocada por dizer que acha agradável a temperatura 12º agradável!!!! Se eu morasse aí estava congelada....kkkk.
    Voltando aos móveis, adorei!!! Renovar é tudo de bom, vou visitar este blog!!

    bjos

    ResponderExcluir
  7. Luiza que coisas mais lindas!! Estou querendo uma penteadeira ou escrivaninha pra colocar no meu quarto. Mas preciso terminar vários projetos que comecei, essa semana "começo a acabar" e logo depois começo outros que estão na fila.

    Post maravilhoso, bjos


    Gláucia

    ResponderExcluir
  8. Uauuuu que trabalho lindo!!!
    As peças já tem um desenho bonito, mas que sem esta customização acabam desaparecendo na decoração.
    Assim repaginadas são o centro das atenções.
    Dá vontade de sair customizando tudo em casa:)
    Um beijo

    ResponderExcluir
  9. Uauuuu que trabalho lindo!!!
    As peças já tem um desenho bonito, mas que sem esta customização acabam desaparecendo na decoração.
    Assim repaginadas são o centro das atenções.
    Dá vontade de sair customizando tudo em casa:)
    Um beijo

    ResponderExcluir
  10. Também já mudei muito Luiza e me desfiz de muita coisa, muitas das quais me arrependo.
    Estava conversando sobre isso com a Marion.
    Se eu tivesse o blog a mais tempo com certeza muita coisa ainda estaria comigo...rsrs
    Depois de ver um post como esse fico cheia de ideias!
    No meu soton tenho algumas coisas, poucas, que ando querendo repaginar.
    São pequenos bancos e uma cadeira do tempo que eu era solteira(faz tempo!!!).
    Depois desse post acho que vou fazer o marido subir no sóton(ele ama!!!rsrs)pegá-los pra mim.
    Grande beijo minha amiga, fique com Deus e tenha uma linda quarta-feira!

    ResponderExcluir
  11. Oi Lukita.
    Eu sou super novidadeira, e achei o máximo essas transformações.
    Fizeram toda a diferença...e ainda mais que eu adoro cores.

    Beijokas
    Paula Kasas

    ResponderExcluir
  12. aii adoro tudo isto -
    cadeira é comigo meso
    eu ia vir te avisar
    mas tu é mais rápida que eu menina
    bjs
    lu

    ResponderExcluir
  13. Bom dia, passei pra dar uma espiadinha e deixar um abraço. lindas idéias. Bjsss

    ResponderExcluir
  14. Reforma sempre dá trabalho, sai do prazo e fura o bolso,rsrs...Mas o resultado vale a pena! Tô curiosa prá ver,rsrs...
    Esses móveis estão lindamente renovados! Adorei...
    Bjnhos,Ana

    ResponderExcluir
  15. Amei demais o post, como eu não vi o jornal do almoço, vi no teu blog, obrigada por compartilhar, amei demais o móvel azul e tudo ficou muito lindo, bjos, visinha.

    ResponderExcluir
  16. Ei sortuda, tudo bom?
    Parabéns por ter ganho o sorteio da outra Lú, estava louquinha por aquele saleiro, mas não foi dessa vez.
    Boa tarde Lú.
    Bjos...

    ResponderExcluir
  17. OI Luiza,
    Adorei as reformas. Muito inspiradoras.
    xoxo

    Gosto disto!

    ResponderExcluir
  18. Oi Luiza!

    Já sou sua seguidora, pois gostei do seu espaço!
    Aliás, achei legais dicas do post ANTES e DEPOIS, pois não descaracterizou totalmente as peças, pois aprecio esse ar de "casa de vovó", sabe?
    Continue arrasando, hein?

    http://nadja-cacarecos.blogspot.com.br/

    Bjksss

    ResponderExcluir

Quero muito saber sua opinião... compartilhe comigo!