Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

domingo, 15 de julho de 2012

Diário da obra parte 04...

Pessoas queridas, boa noite! Aliás, uma noite "fresquinha" por aqui! A obra de reforma da casa continua, o contrapiso está todo pronto, as paredes quase (faltam forrar algumas), o banheiro pronto pra receber piso e azulejos. Acho que o menino começa a colocação - e termina - esta semana, então fotografo pra vocês. Aí, tínhamos outro assunto pra resolver: a cozinha e seus azulejos.

Comentei com vocês que queria montar um painel/mosaico com azulejos antigos. Consegui reunir alguns dos que já estavam na casa e precisava encontrar os restantes. Fuçamos caçambas de entulho por aí e locais onde elas despejam seu conteúdo, sem muito sucesso! Ontem, sábado, saímos atrás de azulejos velhos no museu de azulejos. Conseguimos encontrar peças por R$ 2,00 a unidade - gostamos do preço e compramos as peças que nos faltavam. Antes disso, o planejamento de como fazer o "desenho" dos azulejos, montar o quebra cabeças. Abrimos uma planilha excel e definimos as cores que usaríamos. As cores encontradas não foram completamente fiéis à proposta que tínhamos, mas estavam perto e estava valendo. Concordamos com 6 cores (vermelho, amarelo, azul, verde, laranja e roxo/lilás) e no esquema de montagem. Não encontramos vermelho, nem roxo. Mas encontramos um azulejo que tinha um lilás delicado e o que era pra ser vermelho, bem, não é vermelho mas lembra... rs... espiem as fotinhos da montagem no chão. Não reparem na qualidade das fotos porque tirei com celular! Hoje, primeiro fizemos a limpeza das peças, como a remoção dos rejuntes velhos e cimento/cola da melhor forma possível. E precisamos secá-los ainda, pois estavam no depósito do museu que fica ao ar livre.









E aqui, a parte prática para que o rapaz saiba a ordem de colocação das peças na parede: numeramos os azulejos um a um...



As imagens que mostram números vermelhos à esquerda são dos azulejos que cobrirão uma faixa da parede na área molhada (pia/cuba) e sua ordem de colocação. As imagens que mostram números vermelhos à direita nos azulejos representam a ordem de colocação na parede onde ficará o fogão. Os números em azul representam as cores/tonalidades dos azulejos - para o caso de uma peça quebrar e o moço saber por qual deve trocá-la. As setas são pra mostrar a posição do azulejo na parede, pra que as florzinhas não fiquem de "cabeça pra baixo"/e fiquem na posição que achamos mais bonitinha!

Cansadinhos, mas felizes! Ótima inspiração pra vocês e excelente semana!


19 comentários:

  1. Oi Lu!!! Que gostoso preparar as coisas pra casinha de acordo com nosso gosto não é? Lindos azulejos, adorei a montagem e fiquei curiosa pra ver prontinho! Ainda não li as outras partes do "Diário da obra" Vou ler com calma pra entender melhor, imagino como vc está alegre amiga e obrigada por compartilhar seus momentos com a gente... beijo grande minha linda!
    cantinhodagalega.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu, lindas peças otima combinação de cores, alguns são meus conhecidos outros nunca havia visto, Vai ficar lindo seu painel ! Um beijo.
    Boa semana !

    ResponderExcluir
  3. Oi Luisa adorei a ideia! Quero ver depois de pronto!!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
  4. Oi Lukita,
    Voce reformando e nem pede meus pitacos ??? rsrsrs
    Bom..começou bem, porque eu adoro patchworks como elemento de decoração em áreas molhadas. Lindo.
    Parabéns!
    Bjus querida

    Paula Kasas

    ResponderExcluir
  5. Luiza querida, amei teus azulejos, todos lindos.
    Só a função de garimpar as peças por aí já é gratificante.
    BJINHOOOSSS E UMA BOA SEMANA!!
    meularminhadocevida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Luiza , que demais, fiquei louquinha no seu painel!!!!!
    acabei de postar algumas ideias lindas pra banheiros e lavabos rusticos!!!!
    estou louca pra ver o seu pronto, grande bjo, vou compartilhar!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Luiza, lindas as peças! Imagino como deva ter sido difícil fazer a seleção...Dá vontade de trazer tudo, né? A composição ficou muito bacana também, ficará sensacional! Beijos

    ResponderExcluir
  8. Que tudo vai ficar esse painel Lu! Adoro!!! Mostra depois de pronto!
    E fiquei tão feliz por você sentir falta das historinhas, sinal que gosta de ler o que escrevo!!
    Obrigada !!!!
    Logo posto alguma... você já leu alguns contos que tenho publicados na Câmera dos Escritores? Estão no blog, na View Publicações. Passa lá.
    http://www.alehartesanato.blogspot.com/p/publicacoes.html
    Espero que goste!
    Bjsssssssss

    ResponderExcluir
  9. Vizinha do céu, vc tem que me dar o caminho das pedras, onde é esse museu eu adooorei tuas compras, vai ficar maravilhoso, parabéns, bjos flor.

    ResponderExcluir
  10. Vizinha do céu, vc tem que me dar o caminho das pedras, onde é esse museu eu adooorei tuas compras, vai ficar maravilhoso, parabéns, bjos flor.

    ResponderExcluir
  11. Isso vai ficar muuuuito bonito .Pode estar certa.
    bjsss

    ResponderExcluir
  12. Aff, mas isso ficará muito lindo!
    Estou adorando a prévia desse mosaico!
    Lindos azulejos, amiga!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Luiza que legal. Amei a sua idéia de fazer esse painel com azulejos vintage e também seu sistema de numeração. Bastante prático e inteligente. Parabéns. Um abraço e tenha uma ótima semana cheia de novidades e realizações na obra.

    ResponderExcluir
  14. Lindo demais Luiza, estou aqui babando :)

    ResponderExcluir
  15. Luiza, olha so o que eu estava perdendo. Menina, quero ver essa reforma pronta. Fiquei curiosa!
    bj e obrigada pelas visitas.

    ResponderExcluir
  16. Vai ficar a coisa mais linda do mundo sua parede toda colorida, vou esperar ansiosa para ver. Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá,Luiza! Que ideia bacana, já fiz algo semelhante numa área de churrasqueira, sobre a bancada da pia...adorei a tua composição, me deu até vontade de fazer algo parecido por aqui...também vamos começar umas mudanças na cozinha aqui de casa, estou super animada, é bom dar cara nova aos ambientes.
    Bjos amiga e uma ótima tarde.
    Sílvia

    ResponderExcluir
  18. Oi Lu de novo olha realmente deve ter dado trabalho mas, se é para a nossa casa tudo vale... boa obra.

    ResponderExcluir
  19. Oi Luíza!!Que legal que o seu mosaico esteja se tornando realidade!!! Certamente dá um trabalho danado, mas o resultado vai valer à pena, a seleção está show!!! Grande abraço!!!
    www.arquitrecos.com

    ResponderExcluir

Quero muito saber sua opinião... compartilhe comigo!