Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Bolo de maçã rápido...



Oi pessoas queridas!! Estou fazendo um post culinário hoje, por motivos totalmente a ver com o blog... rs... eu tinha muitas maçãs e estavam chegando no limite da maturidade! Prefiro consumir frutas in natura, contudo, dadas às circunstâncias, "reciclei", rs... 

Outro motivo pra "reciclagem" é que minha caçula estava pedindo bolo de maçã com canela já tem alguns dias - esta semana foi a semana da gincana na escola, o dia inteiro correndo, chegando cheeeeia de fome em casa - e resolvi matar a vontade dela usando logo as frutas, antes que estragassem! Aproveitei que marido chega de viagem hoje, aí ele ajuda a comer o bolo, e a gente não engorda sozinha.. rs! Família que engorda unida, precisa fazer dieta unida... hahaha... A receita é simples e fácil. Usa liquidificador!

Ingredientes:
- 3 maçãs grandes (usei maçã fuji)
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 2 xícaras de açúcar
- 1/2 xícara de óleo de soja
- 3 ovos
- 1 colher de sopa de canela em pó
- 1 colher de sobremesa cheia de fermento royal

Pra cobertura:
- 3 colher cheias de sopa de açúcar
- 1 colher rasa de sopa de canela

Modo de fazer:
Num recipiente, misture a farinha, o açúcar, a canela e o fermento. Reserve. Lave bem as maçãs, retire as sementes, pique em pedaços e coloque no liquificador. Junte os ovos e o óleo de soja e triture. Acrescente os ingredientes secos aos poucos para não sobrecarregar o aparelho. Depois de bem misturado, despeje numa forma previamente untada com margarina e farinha de trigo (às vezes eu troco a farinha de trigo por açúcar - fica MUUUITO bom também). Coloque a forma no forno e deixe por aproximadamente 35 minutos em temperatura média alta - ou até dourar. Retire do forno e salpique com a misturinha açúcar e canela. Ele vai ficar com aspecto molhadinho por dentro. Coma quentinho, com chá, café... frio, o bolo também é ótimooooo!!

Dicas:
1. você pode descascar as maçãs e triturar apenas as cascas junto com os outros ingredientes. Pique a maçã descascada em pedaços pequeninos e junte à massa no final, misturando suavemente com uma colher - não triture. Você terá pedacinhos suculentos de maçã na hora de comer o bolo... ai, ai...
2. a cobertura você pode colocar antes de assar o bolo, sobre a massa crua. Vai ficar uma camada fina crocante de açúcar queimado com canela quando o bolo estiver assado!!
3. já falei ali em cima, trocar a farinha da forma (aquela que você usa pra enfarinhar) por açúcar cristal ou refinado... fica com açúcar queimadinho por fora.. Saboroso!!! Garanto!!!





Gostou?? Manda brasa! Inspire-se!

Beijos e ótimo apetite!!

12 comentários:

  1. Oi,uhmmm Luiza deve ser delicioso mesmo... mas eu como estou em dieta não posso nem passar perto de bolo.rsrs
    Boa noite, amiga.
    Sílvia

    ResponderExcluir
  2. Aqui em casa a gente faz este bolo e é sucesso absoluto...tenho uma amiga que mora na zona rural, e quando vou visitá-la, ai de mim s eaparecer sem bolo...hahaha
    O pessoal troca qualquer petisco por ele.
    Beijoca e não tente as pessoas com esta guloseima, isso não se faz!!!

    ResponderExcluir
  3. ate deu vontade e agua na boca, hein mas esperimente deixar os cubos de maça na massa fica uma delicia as crianças aqui em casa adoram
    bjbj
    Monica
    Coisasdaminhacasa

    ResponderExcluir
  4. Luiza, me deu agua na boca, não me seguro, hehe, vou ter que aderir, obrigada pela receitinha, delicia com receitinha, fica tão real, amei! bjinhos.

    ResponderExcluir
  5. Sou péssima em bolos amiga... Tento, mas nunca presta!!!
    Já estou quase desistindo...
    Bjos e bom fim de semana...

    ResponderExcluir
  6. Hummm! Conheço desse bolo, é mesmo delicioso! O cheiro vai longe!!kkkkkkk

    Bjim

    ResponderExcluir
  7. Tá não Lú, é porque amanha vou me mudar então já te desejo hoje porque não sei se conseguirei entrar durante o fim de semana...
    Bjos...

    ResponderExcluir
  8. Sabe que eu nunca comi bolo de maçã? Meu marido fez uma torta de maçã domingo passado. Foi sua primeira torta. Ficou linda, mas não tão gostosa. Mas como foi a primeira vez, acho que valeu.

    ResponderExcluir
  9. Oi Luiza!
    Te encontrei no blog da Ana (Jeito de Casa) e passei para conhecer seu cantinho da blogosfera! Já dei umas voltinhas pelos posts e voltarei mais vezes para saber as novidades por aqui!
    Seu bolo de maçã ficou bem fofinho, deve ter sido saboreado por aí!!! Me dei conta que toda semana compro maçãs e nunca fiz um bolo com elas... Vou copiar sua receita e me aventurar :)
    Aproveitando a visitinha quero avisar que está rolando um sorteio muito legal no meu cantinho e vim convidá-la a participar desta festa comemorando meu niver! Passa lá para ver o presente que escolhi para a ganhadora e tenho certeza que você vai gostar!!!
    Vou ficar mega feliz caso resolva se inscrever no meu sorteio tá amiga?!?!
    Bjsss e uma ótima sexta!

    ResponderExcluir
  10. Olá Luiza,
    Dever ficado ótimo, mas, o que me inspirou mesmo, foi a decoração dos pratos.
    Obrigada pela receita.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Luiza, tudo bem?
    Vim aqui agradecer a visita. Ainda não comi bolo de maçã, mas esse ficou com uma cara tão boa, que deu até vontade.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  12. ADORO, com um cafezinho estou realizada. No meu blo de culinária (Cafezinho das Cinco) enho umas receitinhas bem gostosas. Vou experimentar esta.
    No outro blog (Achados....cali e daqui) algumas inspirações de moda e decoração. Gostei de passar por aqui.
    Bjs!

    ResponderExcluir

Quero muito saber sua opinião... compartilhe comigo!