Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Quer fazer uma hortinha com garrafas PET?

Já pensou? Ter suas hortaliças fresquinhas, sem agrotóxicos? E ainda embelezar um cantinho com verde e com os cheirinhos (em especial das ervas e temperinhos)? E melhor ainda se estiver aproveitando a garrafinha, que inevitavelmente ia parar no lixo, né? 




A criação é do Engenheiro Agrônomo Juscelino Nobuo Shiraki que dá a dica de como se construir uma horta caseira suspensa, reutilizando as garrafas PET. Juscelino lembra que o local escolhido deve ser ensolarado, mas pode ser pequenino (um muro, quem sabe) e escolher as espécies certas para o seu espaço. 

Você vai precisar de:
- tesoura;
- alicate;
- arame;
- garrafas pet;
- isopor;
- manta benji/bidim (manta p drenagem);
- terra preparada;
- hortaliças.

Modo de fazer
"Com auxílio da tesoura, faça furos grandes em cada uma das saliências do fundo da garrafa. Em seguida, corte uma janela na lateral do recipiente na parte intermediária. Para preparar o substrato que fica no fundo, vários materiais podem ser utilizados como, por exemplo, argila expandida e pedra britada, mas como a sugestão é um vaso suspenso, a escolha do material é importante. Neste caso usaremos isopor para ficar mais leve. 

Cubra o fundo da garrafa com pedaços de isopor; em seguida corte em círculo a manta de drenagem e coloque sobre o isopor cobrindo-o totalmente. O círculo deve ter o diâmetro um pouco maior que o diâmetro da garrafa.

Em um recipiente separado, prepare a terra. Para este tipo de plantio ela deve ser composta por 50% de terra comum e 50% de terra preta. Preencha a garrafa PET até a metade com o preparado. Coloque sua hortaliça e ajeite bem, a seguir, adicione mais um pouco. Para que o solo fique firme, dê uma leva batidinha sob a mesa; este movimento fará a terra se assentar. Complete com mais um punhado até ficar um dedo abaixo da altura da ‘janela’. Este espaço é importante para que a água não transborde quando a hortaliça for regada. Para finalizar, faça um gancho com o arame e amarre-o no gargalo da garrafa."

Veja o video abaixo com o modo de fazer.


Não é todo mundo que mora em casa ou tem um espaço qualquer pra criar uma hortinha. Mas pode ser até na sua varandinha, se você tiver uma. Caso você tenha um pedacinho de chão, ou um vaso grande, pode criar sua própria compostagem que servirá para adubar suas flores e a hortinha, reciclando seu lixo. 

Inspire-se também e crie sua eco-horta!

Beijos

Um comentário:

  1. Amooo, marido cultiva uma hortinha em casa... temos quintal...e plantamos couve, coentro, cebolinha, salsa, pimenta, alface e cenoura...além de flores e uma jaboticabeira.

    beijos

    ResponderExcluir

Quero muito saber sua opinião... compartilhe comigo!